NASA contrata SpaceX para missão na órbita lunar

A SpaceX entregará cargas críticas, pressurizadas e não pressurizadas, experimentos científicos e suprimentos.
Ilustração do SpaceX Dragon XL conforme ele é implantado no segundo estágio do Falcon Heavy em alta órbita terrestre, a caminho do Gateway em órbita lunar. (Foto: SpaceX)


Tube News, via NASA
01/04/2020  13h55m
A NASA selecionou a SpaceX de Hawthorne, Califórnia, como o primeiro fornecedor comercial dos EUA sob o contrato Gateway Logistics Services a entregar carga, experimentos e outros suprimentos ao Gateway da agência em órbita lunar. 

O prêmio é um passo significativo para o programa Artemis da NASA, que pousará a primeira mulher e o próximo homem na Lua até 2024 e construirá uma presença lunar humana sustentável. Na Lua, a NASA e seus parceiros ganharão a experiência necessária para montar uma missão humana histórica em Marte.

A SpaceX entregará cargas críticas, pressurizadas e não pressurizadas, experimentos científicos e suprimentos ao Gateway, como materiais de coleta de amostras e outros itens que a tripulação possa precisar no Gateway e durante suas expedições na superfície lunar. "Esse contrato é outra parte crítica do nosso plano de retornar à Lua de forma sustentável", disse o administrador da NASA Jim Bridenstine. 

"O Gateway é a pedra angular da arquitetura Artemis a longo prazo e essa capacidade de carga comercial no espaço profundo integra mais um parceiro da indústria americana em nossos planos de exploração humana na Lua, em preparação para uma futura missão em Marte."

A NASA está planejando várias missões de fornecimento nas quais a sonda de carga permanecerá no Gateway por seis a 12 meses por vez. Esses contratos de preço fixo, entrega indefinida / quantidade indefinida para serviços de logística garantem duas missões por prestador de serviços de logística com um valor total máximo de US $ 7 bilhões em todos os contratos, pois são necessárias missões adicionais.

"Voltar à Lua e apoiar futuras explorações espaciais requer entrega acessível de quantidades significativas de carga", disse a presidente e diretora de operações da SpaceX, Gwynne Shotwell.

"Por meio de nossa parceria com a NASA, a SpaceX fornece pesquisa científica e suprimentos críticos para a Estação Espacial Internacional desde 2012, e temos a honra de continuar o trabalho além da órbita da Terra e de transportar carga Artemis para a Gateway".

O contrato de Serviços de Logística da Gateway permite à NASA solicitar missões por até 12 anos com um período de desempenho de 15 anos e fornece a capacidade de adicionar novos fornecedores competitivos. Essas missões apoiarão os planos da NASA de exploração sustentável com parceiros internacionais e comerciais, enquanto desenvolvem a experiência e os recursos necessários para enviar seres humanos a Marte.

"Este é um novo capítulo empolgante para a exploração humana", disse Mark Wiese, gerente de Deep Space Logistics no Kennedy Space Center da NASA, na Flórida. 

"Estamos introduzindo o pensamento inovador da indústria comercial em nossa cadeia de suprimentos e ajudando a garantir que possamos apoiar as equipes que se preparam para expedições lunares de superfície, fornecendo os suprimentos de que precisam com antecedência."

Encarregado de retornar à Lua nos próximos quatro anos, o programa Artemis da NASA revelará novos conhecimentos sobre a Lua, a Terra e nossas origens no sistema solar. O Gateway é uma parte vital dos planos de exploração espacial da NASA, juntamente com o foguete do Sistema de Lançamento Espacial (SLS), a nave espacial Orion e o sistema de pouso humano que enviarão os astronautas à Lua. É antecipada uma missão de serviço de logística padrão para cada missão tripulada do Artemis SLS / Orion no Gateway.

Obter novas experiências na Lua e ao redor dela preparará a NASA para enviar os primeiros humanos a Marte nos próximos anos, e o Gateway desempenhará um papel vital nesse processo.

"Estamos fazendo um progresso significativo, passando do nosso conceito de Gateway para a realidade", disse Dan Hartman, gerente de programas da Gateway no Johnson Space Center da NASA, em Houston.

“A integração de um provedor de logística garante que possamos transportar todos os suprimentos críticos de que precisamos para o Gateway e a superfície lunar para fazer demonstrações de pesquisa e tecnologia no espaço que não podemos fazer em nenhum outro lugar. Também prevemos realizar uma variedade de pesquisas no módulo de logística e dentro dele. ”

Visite o site oficial da NASA e tenha mais informações sobre os planos de exploração Moon to Mars da NASA.

Postar um comentário

0 Comentários