Nove pessoas morreram por pisoteamento e 12 ficaram feridas após a ação da PM em baile funk.
Imagens de câmeras de segurança obtidas com exclusividade pela TV Globo mostram a chegada de policiais militares à comunidade de Paraisópolis na madrugada deste domingo (1º).![]() |
| Vídeo mostra chegada da PM a Paraisópolis. (Foto: reprodução/G1) |
Tube News, via G1
03/12/2019 18h20m
Assista:
Nove pessoas morreram por pisoteamento e 12 ficaram feridas após a ação da PM em um baile funk.
De acordo com o vídeo:
3h45 - Pessoas estão na rua quando de repente motociclistas que seguiam para o lado esquerdo do vídeo param e começam a voltar. Em seguida passam cinco motos da PM
3:49 - Uma viatura da PM passa em alta velocidade pela rua no sentido oposto ao que passaram as motocicletas da PM. Instantes depois, pessoas parecem se assustar com alguma coisa e começam a correr
3:55 - Outra viatura da PM em alta velocidade passa pela rua
4:00 - Uma viatura aparece parada no meio da rua. Um policial ao lado dessa viatura joga uma bomba de efeito moral, que explode no meio da rua
4:01 - O policial joga uma segunda bomba para uma distância ainda maior
4:09 - A viatura consegue entrar pela rua
O procurador-geral de Justiça nomeou uma promotora do júri para apurar as causas das mortes. O atestado de óbito de uma das vítimas, Luara de Oliveira, indica “asfixia mecânica por sufocação indireta. O de Mateus dos Santos Costa, indica "trauma raquimedular com agente contundente", ou seja, uma lesão na coluna causada por um objeto externo.
Corregedoria da Polícia Militar instaurou inquérito para avaliar a conduta dos policiais, incluindo os abusos gravados por moradores de Paraisópolis. Um dos vídeos mostra um policial derrubando e chutando um homem várias vezes. Ao lado, um jovem leva um tapa. Em outro vídeo, policiais encurralam jovens em um beco e dão golpes de cassetete.
Seis PMs foram afastados das ruas e já prestaram depoimento. Um deles contou que ele e o parceiro foram dar apoio a uma averiguação de veículo, mas que não encontraram o carro. E durante o deslocamento foram atacados a tiros por o garupa de uma moto.
Já os moradores dizem que a polícia entrou na comunidade e fechou as esquinas da Rua Ernest Renan com a Rua Herbert Spencer e Rodolf Lotze. Depois, os policiais atiraram bombas de gás e balas de borracha, jogaram garrafas, bateram com cassetetes e usaram sprays de pimenta na multidão e muitos jovens entraram em vielas e foram pisoteados.


0 Comentários
Deixe sua opinião, sempre com respeito: