'League of Legends' comemora 10 anos; veja 10 momentos marcantes

Profissionais e outras personalidades da comunidade falam sobre episódios memoráveis da história do jogo, que completa neste domingo uma década desde seu lançamento.
(Foto: Reprodução/YouTube)
Tube News, via G1
27/10/2019  17h49m
Lançado em 27 de outubro de 2009, "League of Legends" conquistou aos poucos seu lugar (e seu respeito) no mercado de games e se tornou um dos jogos mais populares do mundo – senão o maior de todos.

Para comemorar a década de existência que o moba (arena de batalhas multiplayer online) da Riot completa neste domingo (27), o G1 conversou com jogadores profissionais e outras personalidades da comunidade para lembrar de dez dos momentos mais marcantes de sua história.

Lançamento do jogo - 2009

Antes de pensar em se tornar o fenômeno atual, "LoL" começou como o ambicioso projeto criado por jogadores de "Dota", um game criado a partir de modificações de "Warcraft 3" e "Starcraft". A ideia era dar um título próprio ao gênero criado por seu antecessor.

Anunciado em 2008, o jogo ganhou testes fechados em abril do ano seguinte, mas foi lançado oficialmente em 27 de outubro de 2009 na América do Norte, e levado pela Riot para a Europa e para Ásia em pouco tempo através de parcerias.

Evento de lançamento no Brasil - 2012

Demorou um pouco para o game chegar oficialmente ao Brasil. Em uma festa no dia 9 de agosto de 2012, a Riot comemorava o lançamento no país, três dias depois da abertura de servidores locais.

Para celebrar a ocasião, a desenvolvedora realizou uma rápida disputa no evento com dois times, selecionados entre mais de 200 equipes. Vitória fácil da CNB em uma partida que terminou 15 a 0 sobre a vTi.

"Tomamos um pau", lembra Mateus "yeTz" Vieira, que na época usava o apelido de "yac0z". "Era a época em que o jogo ainda estava engatinhando por aqui."

1º CBLoL - 2012

Realizado na Brasil Game Show, a final do primeiro campeonato brasileiro (CBLoL) foi uma espécie de reconhecimento do valor competitivo do jogo.

"Nosso estande era do tamanho de uma caixa de sapato", brinca o narrador de competições do game William "Gordox" Lemos. "A BGS toda vazia e todo mundo ali ao redor nos assistindo."

Com uma final entre os times principal e secundário da vTi, a vitória ficou com os titulares.

Backdoor de xPeke - 2013

Pode perguntar para qualquer fã qual o momento mais marcante da história competitiva de "LoL". As chances são grandes de que a resposta seja "o backdoor do xPeke".

A estratégia de se aproximar da base inimiga em um momento de distração do adversário para derrubar o objetivo final da partida ganhou seu exemplo máximo durante o confronto entre os europeus da Fnatic e da SK Gaming.

A jogada realizada pelo espanhol Enrique "xPeke" Cedeño garantiu a vitória a seu time e colocou o nome do profissional para sempre na história do e-sport.

Faker vs. Ryu - 2013

Outra jogada marcante foi a virada realizada pelo sul-coreano Lee "Faker" Sang-hyeok, da SK Telecom T1 2, sobre o conterrâneo Ryu Sang-wook, da KT Rolster Bullets.

Em um confronto direto no qual ambos controlavam o mesmo herói, Zed, Faker conseguiu desviar das investidas do adversário e, mesmo com muito menos vida, vencer o combate, o que ajudou sua equipe a chegar à vitória na partida.

CBLoL - 2013

O segundo CBLoL, realizado no WTC Golden Hall, em São Paulo, lançou dois dos principais jogadores do cenário competitivo do país, Felipe "brTT" Gonçalves e Gabriel "Kami" Bohm Santos.

Para brTT, que na época jogava com Kami na paiN Gaming, a vitória sobre a CNB foi o primeiro título nacional. Atualmente, ele tem cinco na carreira.

"Foi o primeiro com presença grande da torcida. Eu senti uma energia absurda", conta.

1º mundial da SK Telecom - 2013

Para quem acompanha, pode ser difícil se lembrar de uma época em que a SK Telecom ainda era um nome novo. "Era um time que ninguém conhecia direito, com jogadores que ninguém tinha ouvido falar", afirma o profissional Felipe "Yang" Zhao sobre a equipe na época do mundial de 2013.

Ao vencer o primeiro de seus três títulos mundiais, a equipe sul-coreana surpreendeu os ocidentais, que ainda não conheciam a força do país no jogo, e fez com que todos dessem atenção à carreira daquele que hoje é conhecido como o maior do e-sport, Faker.

CBLoL no Allianz Parque - 2015

Para muitos, a final do CBLoL de 2015 é o maior marco do jogo no país. Afinal, pela primeira vez um campeonato de games era realizado dentro de um estádio de futebol.

"Para atestar que o 'LoL' é um esporte de verdade", diz Gordox. "O último jogo ainda teve um backdoor do Mylon que fez história."

Na final, a paiN Gaming garantiu a vitória com uma arriscada jogada de Matheus "Mylon" Borges sobre a INTZ que fez muito torcedor comemorar como final de Copa do Mundo.

G2 campeã do MSI - 2019

O primeiro título internacional da Europa desde 2011 serviu para mostrar que as equipes deste lado do mundo ainda merecem respeito, após um longo domínio de times asiáticos.

"Surpreendeu todo mundo. Foi a primeira vez do tipo, do ocidente ganhando alguma coisa", diz o profissional Micael "micaO" Rodrigues.

Quem vencesse a final conseguiria a façanha, já que a partida foi disputada entre a alemã G2 Esports e a holandesa Team Liquid.

10 anos - 2019

Há uma década, pouca gente apostaria que um game gratuito duraria tanto tempo. Que dirá com o status de um dos mais populares do mundo.

Para comemorar a data, a Riot anunciou um pacote de novidades, incluindo uma versão do jogo para aparelhos móveis e consoles, uma série animada e games em outros gêneros.

"Fico surpresa ao ver que a Riot não está investindo só em 'LoL' e tem explorando outros estilos de jogos", diz a streamer Diana Zambrozuski. "Mostra que tem muita história por vir."

Postar um comentário

0 Comentários