Furacão Dorian chega às Bahamas na categoria 5 e com ventos de 295 km/h

Segundo o Centro Nacional de Furacões em Miami, há risco de que o fenômeno desenvolva velocidades de até 320 km/h e cause "destruição extrema nas áreas afetadas" por várias horas.
Furacão Dorian chega às Bahamas com ventos de 295 km/h — Foto: Associated Press
Tube News, via G1
01/09/2019  15h46m
O Furacão Dorian chegou às Bahamas com ventos de 295 km/h, de acordo com o Centro Nacional de Furacões (NHC) em Miami. O furacão, de classificação 5, a mais alta existente, atingiu as Ilhas Ábaco às 12h40 no horário local (13h40 em Brasília).

Às 13h48 locais (14h48 no horário de Brasiília), o NHC anunciou que o olho do furacão estava sobre o arquipélago. Ainda segundo o órgão, o furacão segue na direção oeste e deve atingir a ilha Grande Bahama ainda neste domingo.

Nessas regiões, o nível das marés poderá ficar de 6 a 9 metros acima do normal. Com isso, além dos fortes ventos, as tempestades contarão também com "ondas grandes e destrutivas", segundo o NHC.

Para o final da segunda (2) e o início da terça-feira (3), há a possibilidade de que o furacão chegue à Flórida.

De acordo com comunicado do órgão, a tempestade poderá desenvolver ventos de até 320 km/h e causar "uma destruição extrema nas áreas atingidas por várias horas".

"Esta é uma situação com risco de vida. Os moradores do local devem se abrigar imediatamente. Não se aventure se eles passarem em sua localização", completou.

Mais cedo, os modelos de previsão de rota apontavam que o Dorian faria uma curva para cima na próxima terça (3) ou quarta (4), informou a CNN, mas não se sabia exatamente quando. Isso poderia fazer a diferença entre o furacão tocar ou não o solo.


Mesmo assim, outras partes dos EUA devem ter grandes quantidades de chuva até o fim da semana. Nas Carolinas do Sul e Norte, pode haver entre 15 e 25 cm de chuva, com alguns lugares recebendo até 38 cm.

Postar um comentário

0 Comentários