Crivella denuncia farsa em reportagem da Globo

No início da matéria, a repórter mostrou um caderno com palavras escritas erroneamente, como feliz com “s”, casa com “z” e escola com “x”. TV Globo responde.
Marcelo Crivella atacou a Globo após reportagem em escola municipal (Imagem: Reprodução / Twitter)
Tube News, via RD1
13/09/2019  09h36m
Uma reportagem exibida no “RJ1”, telejornal da Globo no Rio de Janeiro, no último dia 6 de setembro, teve uma resposta do prefeito da cidade, Marcelo Crivella, contra a emissora carioca com o título: "6 de setembro: A Farsa da Globo".

O telejornal local, comandado por Mariana Gross, mostrou uma reportagem feita por Susana Naspolini sobre os problemas da escola municipal. No início da matéria, a repórter mostrou um caderno com palavras escritas erroneamente, como feliz com “s”, casa com “z” e escola com “x”.

“Reportagem divulgada no RJTV 1ª Edição, na Rede Globo, em 6 de setembro, insinuou que alunos da Escola Municipal Heitor Beltrão, em Parada de Lucas, mal sabem escrever. A unidade passou por uma grande reforma. A farsa deixou mães e estudantes indignados”, anunciou o perfil da prefeitura no Twitter.

No vídeo feito pela prefeitura de Marcelo Crivella, a escola apareceu limpa, com banheiros novos, salas em ordem, mas alunos e mães inconformados com a reportagem da emissora carioca. Em um momento do vídeo, uma criança chamou a Globo de covarde. “Eu fiquei triste porque minha escola não é daquele jeito. Vocês são uns covardes”.

Uma mãe garantiu que Susana Naspolini foi quem escreveu os erros no caderno enquanto fazia sua reunião de pauta com a equipe. Ela questionou a veracidade da reportagem e, segundo ela, a global deu com os ombros e disse: “Eu não posso agradar todo mundo”.

“A reportagem tentou denegrir [sic] o ensino público, mas acabou ridicularizando que mal sabe se defender”, afirmou a reportagem da prefeitura. No final, as crianças levantaram seus cadernos e mandaram um recado para a Globo: “Globo, esse caderno não é nosso. Esse é o nosso!”.

Assista:




Resposta da Globo
Em resposta, nesta quinta-feira (11), a apresentadora Mariana Gross esclareceu a situação durante o “RJ1” e afirmou:

“A Prefeitura do Rio divulgou um vídeo deturpando o que a Susana disse. A gente lamenta a atitude do prefeito Marcelo Crivella, que editou frases da matéria com a clara e condenável intenção de jogar as crianças contra a repórter”, explicou.

“Susana Naspolini é admirável pelo belo trabalho que faz. Nem a Globo nem a Susana jamais fariam uma reportagem expondo as crianças daquela forma”, disse ainda.

Por fim, a jornalista explicou que o caderno mostrado foi apenas uma forma de exemplificar a obra mal feita na escola e não tinha a intenção de dizer que foi escrito pelas crianças que estavam ao seu lado na reportagem.

“Susana usou um exemplo hipotético de uma redação com erros de português que tiraria nota baixa para comparar com prefeitura, que segundo pais de alunos ouvidos, não fez o serviço de reforma bem feito. Calçada tinha buracos, muro estava rachado e havia problemas na quadra de esporte. Susana não disse em nenhum momento que um aluno da escola tinha escrito a redação com aqueles erros e a matéria não trata do desempenho escolar das crianças e a prefeitura do Rio divulgou um vídeo deturpando o que a Susana disse”, declarou a emissora em nota lida por Mariana.

Nenhum comentário:

Deixe sua opinião, sempre com respeito:

Tecnologia do Blogger.