Xanddy desabafa após acusação de intolerância religiosa

Por meio de seu perfil no Instagram, o cantor desabafou sobre a polêmica e se defendeu das acusações, alegando que em toda a sua trajetória nunca cometeu qualquer tipo de preconceito.
Xanddy e atriz Luana. (Foto: arquivo)
Tube News, via RD1
06/08/2019  17h37m
Acusado de ter praticado intolerância religiosa em um show realizado no Rio de Janeiro no último domingo (04), o vocalista do grupo Harmonia do Samba, Xanddy, resolveu se manifestar na web.

Por meio de seu perfil no Instagram, o cantor desabafou sobre a polêmica e se defendeu das acusações, alegando que em toda a sua trajetória nunca cometeu qualquer tipo de preconceito.

“Fui acusado e exposto na internet, onde pessoas que não me conhecem intimamente, estão, infelizmente, reduzindo o meu caráter de forma irresponsável e tóxica”, iniciou o músico.

“Eu respeito e amo o ser humano, seja ele católico, espírita, umbandista, candomblecista, judeus, budistas, evangélico… Acima de tudo procuro respeitar a história, particularidade e trajetória de todos, aprendendo a cada dia”, prosseguiu ele.

E continuou: “Muitas vezes, encontro nas incontáveis viagens que faço pessoas das religiões de matrizes africanas (principalmente na minha terra, na Bahia) e quase sempre, recebo um abraço gostoso, que vem acompanhado de palavras doces e, obviamente, tento corresponder à altura”.

Ao finalizar o texto, Xanddy se desculpou pelo ocorrido durante o show e afirmou não ter tido a intenção de ofender ninguém ao suprimir um trecho de uma canção que citava o candomblé.

“Eu sou assim, gosto de ser assim. Quem me conhece sabe. De qualquer forma, peço perdão se ofendi alguém. Do fundo do meu coração, acreditem, não houve intenção de machucá-los. Que Deus abençoe a todos!”, completou o marido de Carla Perez.


Atriz vai a show do Harmonia do Samba e faz sérias acusações
O clima pesou durante o show de Xanddy, vocalista do Harmonia do Samba, no último domingo (04), no Rio de Janeiro. Luana Xavier, neta da atriz Chica Xavier, disse que sofreu preconceito por conta de sua religião.

A revelação se deu por meio do Instagram, onde ela escreveu um textão para relatar a situação constrangedora que viveu. Luana disse ser fã do cantor e revelou uma intolerância religiosa vinda dele em uma de suas músicas.

“Sou muito fã do @harmoniadosamba . Há muitos e muitos anos. Já fui em inúmeros shows deles: aqui no Rio, em Salvador e até em Vitória. Mas hoje me decepcionei bastante com o @xanddyharmonia. Que ele é evangélico e fala bastante sobre sua religião, inclusive em shows, disso todo mundo sabe”, começou ela.

“E definitivamente não é um problema. Porque falar da nossa própria religião é um direito que nos compete. Porém, hoje no repertório do show tinha a música “Raiz de Todo Bem” comumente cantada pelo intérprete Saulo. Peço que reparem no vídeo. Comecei a filmar depois de um minuto de música rolando porque eu não conseguia acreditar no que estavaacontecendo”, acrescentou ela. “, prosseguiu.

“Pois bem….. Xanddy suprimiu a frase “do canto Candomblé” durante toda a música. Um desrespeito sem tamanho. Se por questões religiosas, morais ou seja lá o que for, ele não pode pronunciar a palavra “Candomblé” então deveria tirar essa música do repertório. Simples assim”, disparou a atriz.

“Mas Luana, você foi se divertir em um show e já voltou problematizando? SIM! E sabe por que? Porque durante anos o Candomblé foi uma religião proibida de ser exercida. Toques de Candomblé eram caso de polícia. E para tristeza do povo de axé, voltamos a essa era das trevas, onde muitos terreiros estão sendo invadidos por fundamentalistas religiosos”,prosseguiu.

“Portanto precisamos falar SIM sobre intolerância religiosa. E ao cantor @xanddyharmonia fica aqui o meu apelo… apelo de alguém que sempre admirou o trabalho dele: Respeite o nosso sagrado! Respeite a nossa fé! Principalmente você que canta “respeite quem pôde chegar aonde a gente chegou”. Se não pode pronunciar a palavra Candomblé, retire a música do seu repertório. Fico no aguardo“, concluiu Luana.

Postar um comentário

0 Comentários