Terremoto no Atlântico pode causar tsunami no Brasil?

Terremoto de magnitude 5.8 atinge região do Atlântico próxima do nordeste brasileiro.
Foto ilustratia de uma rachadura causada por terremoto. (Foto: JP)
Tube News, via JP e Roma News
05/08/2019  06h45m
Um terremoto de magnitude 5.8 atingiu a região central do Oceano Atlântico na noite deste domingo, 4, por volta das 22h. Um eventual tsunami poderia atingir o nordeste brasileiro, como Recife e Fortaleza.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o hipocentro do tremor ocorreu a 10 km de profundidade depois do fundo do mar, considerado muito raso. Até o momento, não há registro de alerta de tsunami.

De acordo com o Observatório Sismológico dos EUA, não foram registradas réplicas do tremor. A região não é habitada. As localidades mais próximas são Fernando de Noronha (a 730 km do epicentro do tremor) e as cidades do litoral nordestino, como Rio Grande do Norte (1.099 km do epicentro do tremor). Devido a distância, as ondas podem provocar alterações no mar.

Terremoto de 6,2 graus atinge nordeste do Japão
Um terremoto de 6,2 graus de magnitude na escala Richter sacudiu neste domingo (4) o nordeste do Japão. O tremor foi sentido em boa parte das regiões central e norte do arquipélago, incluindo Tóquio, sem, no entanto, provocar a ativação do alerta de tsunami.

O sismo aconteceu às 19h23 (horário local, 7h23 de Brasília) com seu epicentro em frente ao litoral de Fukushima e a uma profundidade de 50 quilômetros, segundo informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA).

O terremoto alcançou o grau 5 superior de um máximo de 7 na escala japonesa (mais centrada em medir a agitação na superfície) em algumas áreas das províncias de Fukushima e Miyagi, mas ainda não há relatos de danos significativos.

A companhia proprietária da usina nuclear de Fukushima ainda está verificando a situação nas suas instalações da região, mas, por enquanto, não reportou nenhuma anormalidade.

Nenhum comentário:

Deixe sua opinião, sempre com respeito:

Tecnologia do Blogger.