Escândalos que o Discovery Channel tentou esconder

Dê uma olhada nos maiores escândalos da história de um dos canais mais famsosos do mundo.
Logo do canal Discovery. (Foto: divulgação/Discovery Networks)
Tube News, via Desafio Mundial
02/07/2019  14h24m
O Discovery Channel (tradução literal: Canal Descoberta) é um canal de televisão por assinatura distribuído pela Discovery Inc. destinado a apresentação de documentários, séries e programas educativos sobre ciência, tecnologia, história, meio ambiente e geografia.

Lançado em 17 de junho de 1985 nos Estados Unidos e em 7 de fevereiro de 1994 no Brasil, o Discovery Channel oferece uma programação de documentários em português, 24 horas por dia, na América Latina, Caribe, Espanha e Portugal. O Discovery Channel é o maior produtor e comprador de documentários do mundo. Sua sede é em Miami, nos Estados Unidos.

Demissão de Bear Grylls

Não há muito que Bear Grylls não faça (ele até bebeu sua própria urina para sobreviver). Porém, o canal americano resolveu encerrar seu vínculo depois que o britânico se negou a participar de dois novos projetos além de "À prova de tudo" com os quais, aparentemente, havia se comprometido.

Em vez de deixá-lo ficar apenas com o programa que o tornou famoso, eles decidiram demiti-lo por indisciplina. "À prova de tudo" ficou no ar por seis temporadas graças às aventuras nas quais Bear Grylls era exposto com o objetivo de mostrar técnicas de sobrevivência em um ambiente hostil.

A Grande Família do Alasca nem sequer é do Alasca

"A Grande Família do Alasca" tem sido objeto de muita controvérsia porque as pessoas não têm certeza de quanto do programa é realmente verdade. O reality tem como ideia central mostrar o cotidiano de uma família americana que vive há mais de 30 anos em locais isolados do estado do Alasca. Acontece que os participantes nem sequer são do Alasca e, de acordo com uma pesquisa feita pelo noticiário local, o reality foi filmado bem perto do centro da cidade.

Acusados de fraude

São muitas polêmicas envolvendo os participantes de "A Grande Família do Alasca". De acordo com a descrição do Discovery Channel para o reality show, os membros da família Brown vivem "tão distante da civilização que muitas vezes passam de seis a nove meses do ano sem ver um estranho". Mas isso não parece ser tão verdade.

Em 2015, a família foi pega mentido sobre a vida no Alasca. Os Browns supostamente alegaram viver no sudeste do Alasca para receber uma quantia em dinheiro, concedida pelo Governo às pessoas que residem lá em tempo integral. O programa permite ausências de 180 dias, ou até mais, por uma das 16 razões específicas, como serviço militar, educação ou necessidades de cuidados de saúde a longo prazo. Porém, eles não cumpriram este acordo por alguns anos e, por isso, foram condenados.

"American Guns" e controvérsia

A Discovery mostrou a obsessão dos Estados Unidos por armas de fogo em seu popular programa "American Guns". O reality show girava em torno da família Wyatt. Eles têm um estabelecimento, localizado nos arredores de Denver, Colorado, onde vendem e fabricam armas de todos os tipos, desde rifles de caça até canhões. Nenhum equipamento sai da loja sem antes ser testado.

O programa foi recebido com muita controvérsia pelo público. Seu último episódio foi transmitido em 2012. Acreditava-se que tragédias relacionadas a armas, como o tiroteio na escola primária de Sandy Hook, motivaram o cancelamento do reality.

Loja da família Wyatt é assaltada após o cancelamento do programa

Logo após o cancelamento de "American Guns", o estabelecimento da família foi assaltada através de um buraco no teto (se você é um negociante de alto nível, você deve reforçar seu teto para evitar um roubo de desenho animado durante a madrugada).

Em 27 de fevereiro de 2013, um ladrão invadiu a loja cortando um buraco no telhado. Ele conseguiu fugir com 12 pistolas e três rifles. Mas isso era apenas o começo. A família Wyatt voltou a aparecer na mídia nas semanas seguintes por outro motivo.

Richard Wyatt não tinha licença de arma
Principal astro de "American Guns", Richard Wyatt não estava autorizado a vender armas durante a gravação do programa. Em 2009, dois anos antes, Wyatt perdeu sua Licença Federal de Armas de Fogo por violar a lei (nunca ficou esclarecido qual lei ele desrespeitou). Mesmo assim, ele continuou vendendo armas em sua loja através de uma licença que pertencia a outra pessoa.

Quando alguém comprava uma arma na "Gunsmoke", ele enviava para um outra loja chamada "Triggers", onde a papelada era preenchida. Em 2016, o esquema foi descoberto e Richard Wyatt foi indiciado por vender armas sem licença.

Richard Wyatt acusado de sonegação de impostos
Cerca de nove dias depois da "Gunsmoke Guns" ter sido roubada no meio da noite, agentes da receita do Governo Federal dos Estados Unidos invadiram a loja como parte de uma investigação financeira em andamento por sonegação de impostos. Isso começou em 2010, quando um funcionário da Agência de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos ficou sabendo que Wyatt estava com seis armas ilegais em seu estabelecimento comercial. Quando os agentes analisaram mais de perto os registros da loja, viram que algumas coisas não estavam adicionadas ao Imposto de Renda.

Wyatt foi acusado de não ter declarado US$ 1,1 milhão em renda pessoal entre 2009 e 2012. Ele também foi acusado de apresentar uma falsa declaração fiscal. Wyatt foi considerado culpado em 10 acusações criminais, incluindo uma de conspiração por negociar armas de fogo sem licença e nove de fraude e evasão fiscal.

Wyatt foi considerado culpado em 10 acusações criminais, incluindo uma acusação de conspiração para negociar armas de fogo sem licença e nove acusações de fraude e evasão fiscal. Em seguida: "American Guns" contribuiu para a venda de uma pistola roubada.

Quase negociaram com um criminoso

Além de todas as coisas sombrias que aconteceram com o patriarca Richard Wyatt da "American Guns", o programa quase contribuiu para a venda de uma arma de fogo roubada.No último episódio da primeira temporada, um homem chamado Wylie Newton tentou vender uma Colt Pistol antiga no valor de US$ 20.000.

Essa arma havia sido roubada do Museu do Novo México, e Newton quase saiu ileso. Ele só foi pego porque alguém familiarizado com o assalto estava assistindo o reality show naquele dia e acabou reconhecendo a arma roubada. Autoridades foram alertadas e Newton foi detido.

"Sons of Guns" é cancelado depois da prisão de um dos protagonistas

O que há os programas relacionados a armas do Discovery Channel? "Sons of Guns", que se centra na "Red Jacket Firearms", uma empresa que vende e fabrica armas personalizadas, foi cancelada depois que sua estrela Will Hayed foi presa pelo estupro de duas jovens quando elas tinham 11 e 13 anos de idade.

De acordo com a agência de notícias internacionais Associated Press, Hayden negou as acusações em seu depoimento. Porém, ele foi considerado culpado e pegou prisão perpétua sem direito a redução ou suspensão da pena ou liberdade condicional.

Will Hayden também foi acusado de molestar muitas jovens de sua família

Durante um episódio do Dr. Phil, a filha mais velha de Will Hayden, Stephanie Hayden Ford, falou sobre as acusações envolvendo seu pai. Segundo a jovem, seu pai foi "sexualmente inadequado" quando ela tinha apenas 12 anos de idade.

Ela revelou ainda que Will Hayden abusou sexualmente de sua prima e de uma amiga. Porém, a parte mais perturbadora foi quando Ford disse que o pai abusou sexualmente de sua irmã de 12 anos. As primeiras acusações só aconteceram depois que um assistente pessoal o pegou sem roupa junto com sua filha mais nova.

Parte do elenco de "Sons of Guns", Kim Ford e Stephanie Hayden também foram presos

A família Hayden parece estar cheia de criminosos. Depois que seu pai foi preso, Stephanie Hayden Ford e seu marido Kris Ford foram acusados de crueldade contra jovens.

O casal teria batido fortemente no filho de nove anos com um cinto na parte inferior das costas. Apesar de Kris ter executado o ato, Stephanie também foi presa na época porque o filho disse que ela estava no quarto no momento da surra.Cody Lundin revelou que sua dupla tentou matá-lo

O reality show de sobrevivência da Discovery, "Duel Survival", foi alvo de polêmica quando o apresentador Cody Lundin entrou com uma ação contra a rede. O motivo? Ele teria sofrido ameaça de morte do co-apresentador Joe Teti durante as filmagens do programa em uma montanha da Noruega. De acordo com Lundin, os produtores faziam parecer que ele estava perdendo a cabeça, mas na verdade ele estava sendo ameaçado com um machado por Teti.
Esta foi a segunda vez que Lundin foi ameaçado por seu co-apresentador, que também tentou atingi-lo com uma lança quando estavam filmando no Havaí.

Equipe de "Largados e Pelados" teria ajudado concorrente

O popular programa de sobrevivência da Discovery, "Largados e Pelados", foi recebido com muita controvérsia quando os participantes alegaram que o reality show era tão verdadeiro assim. Toda semana, um homem e uma mulher são colocados no deserto por 21 dias e forçados a descobrir como sobreviver. Se a produção ajuda os competidores, isso anula o propósito do programa.

De acordo com o "Daily Mail", o programa supostamente alimentou um concorrente do sexo feminino com pão, arroz e comida para bebês, quando ela ficou doente. Ela também recebeu um suporte especial para evitar uma possível desidratação. Obviamente, o competidor precisava de ajuda porque sua vida estava em risco. No entanto, foi completamente desonesto não avisar o público que houve uma ajuda por conta da circunstância.Cenas ensaiadas?

No final da terceira temporada de "Largados e Pelados", Honora Bowen competiu ao lado de Matt Struzel no Brasil. Matt completou o desafio, mas Honora desistiu depois de desmaiar por insolação e desidratação. Algum tempo depois, Honora fez algumas revelações em seu blog sobre os bastidores do programa. Ela alegou que foi coagida a iniciar uma discussão com Struzel durante as filmagens para deixar o episódio mais dramático.

Ela também disse que os produtores a treinaram para fazer declarações sobre seu passado e seu relacionamento com o pai que não eram verdade. Ela ainda revelou que não desistiu por causa do esgotamento físico. Ela desenvolveu um problema na bexiga e mesmo assim os produtores não a deixaram sair, embora ela tenha pedido várias vezes. Então ela acabou fingindo um desmaio para forçar sua saída do programa.

Apenas sorte?

"Caçadores de Relíquias" acompanha os amigos de infância Mike Wolfe e Frank Fritz, que viajam pelos Estados Unidos em busca de artefatos raros e tesouros nacionais. Eles ainda recebem ajuda da gerente Danielle, enquanto procuram por coleções antigas. É claro, o que eles descobrem é real, mas algumas coisas não são reveladas.
Na verdade, os produtores recebem vários objetos de colecionadores e decidem previamente quais os itens são os melhores. Só então Fritz e Wolfe os examinam no programa. Suas descobertas não são sorte.

Pré-seleção

"Trato Feito" e "Caçadores de Relíquias" estão na mesma rede, então faz sentido que os dois programas sigam um protocolo semelhante. Antes de entrar na famosa loja de penhores, o cliente já foi pré-selecionado pela produção. Nada é por acaso. Além disso, seu objeto já foi examinado, limpo e até avaliado. Não é qualquer item que entra em "Trato Feito".
Erro em "Mestres da Restauração"

"Mestres da Restauração" também foi criticado por não mostrar a realidade. No programa, Rick Dale e sua equipe restauram cuidadosamente peças do passado da América; de um carrinho de golfe a uma bomba gigante de gasolina dos anos 40. Durante o processo, eles aprendem um pouco da história dos objetos restaurados. Mas nem tudo é perfeito como parece.

Os fãs já notaram alguns deslizes. Um exemplo é do episódio "Ventilador Secreto". Um espectador percebeu que as rodas foram colocadas em curvas, fazendo com que o kart oscilasse. Pelo valor que cobram, é inadmissível qualquer erro grotesco.

Estrelas de "Trato Feito" não trabalham lá

Desde que o programa "Trato Feito" se tornou um verdadeiro sucesso, a loja "Gold e Silver Pawn" virou mais uma atração turística de Las Vegas do que uma loja de penhores. Os rapazes do elenco não trabalham atrás dos balcões como aparece nas filmagens. Eles apenas estão lá para tirar fotos com os fãs. E ainda cobram por isso!

É encenado?

Agora que sabemos que as descobertas das coleções são encenadas em "Caçadores de Relíquias", vale a pena saber o que mais é armado. Quando eles aparecem vendendo os item, as negociações também são encenadas. Mas isso é uma surpresa?

O vendedor e os apresentadores parecem sempre brigar na tela, mas é tudo uma encenação. O preço é escolhido entre os produtores e o vendedor antes do início das gravações.

Apresentador vira piada

Os fãs do programa "Eaten alive" ficarm desapontados e fizeram piadas após o apresentador Paul Rosolie desistir de ser engolido vivo por uma anaconda. A proposta do programa era mostrar a experiência de entrar dentro do organismo do animal, protegido por uma roupa especial. Mas não funcionou.

Paul Rosolie chegou a ser envolvido e mordido na área da cabeça pela anaconda, mas abortou o projeto após sentir que seu braço estava sendo pressionado, mesmo com a proteção especial. Por conta da sua reação, ele perdeu a credibilidade.

ONGs protestam contra cineasta

O Discovery Channel não foi apenas acusado de propaganda enganosa. O canal também foi muito criticado por ONGs e grupos de defesa dos animais. A PETA (organização não governamental de ambiente) expressou grande preocupação com o caso. Afinal, o que aconteceria se Paul Rosolie realmente fosse engolido vivo? Eles provavelmente teriam que matar a cobra para tirá-lo lá de dentro. "O que quer que o cineasta tenha planejado, provavelmente a serpente sofrerá as consequências, como costuma acontecer quando os animais são usados para o entretenimento", alegou a PETA ao pedir que o programa não fosse transmitido.

Mesmo com temporada pronta, "Chegou Honey Boo Boo" é cancelada

"Chegou Honey Boo Boo" é um reality que foi ao ar no TLC que é de propriedade da Discovery, com a família da competidora de concursos de beleza Alana "Honey Boo Boo" Thompson. Em 24 de outubro de 2014, o TLC anunciou o cancelamento do show depois surgiram relatos de que a June Shannon havia retomado o namoro com um homem condenado por abusar sexualmente de uma criançaO homem em questão é Mark Anthony McDaniel.

Nada é orgânico

Outro recurso que não é tão real quanto se imagina são os encontros. Depois de tudo que já mostramos aqui, você provavelmente não ficará tão surpreso ao descobrir que os produtores definem essa parte do show também. Tudo é armado.

Os vendedores são encontrados antes e, só depois de uma seleção, ficam frente a frente com os especialistas. Com isso, Rick tem bastante tempo para aprender sobre o item que está a caminho. Assim, ele está sempre preparado para qualquer negociação.

Nenhum comentário:

Deixe sua opinião, sempre com respeito:

Tecnologia do Blogger.