Tornado provoca estragos em Oklahoma, nos EUA

Ao menos 2 pessoas morreram e serviço de emergência trabalha no resgate das vítimas. Cerca de 130 tornados foram registrados no país essa semana.
A tempestade de sábado (25) à noite em El Reno ocorre depois de uma semana de tornados — Foto: Sue Ogrocki/AP
Tube News, via G1
26/05/2019  16h10m
Pelo menos duas pessoas morreram e várias ficaram feridas depois que um tornado atingiu El Reno, em Oklahoma, na noite de sábado (25), informaram as autoridades locais.

Segundo a agência EFE, as duas vítimas estavam em um parque de trailers.

Em entrevista coletiva neste domingo (26), o prefeito da cidade El Reno, Matt White, afirmou que as operações de busca e resgate ainda continuam, e que as autoridades estão tentando obter mais informações antes de divulgar novos dados sobre vítimas.

"É uma situação muito dramática", disse Matt, que explicou que o tornado começou por volta das 22h30 de sábado (0h30 de domingo em Brasília) e atingiu a cidade de sudoeste a sudeste. "Vivemos uma situação traumática", concluiu o prefeito.

O radar do Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos detectou que o tornado chegou a erguer destroços e objetos por até 2 mil metros de altura.

Uma tempestade similar também atingiu a cidade de Tulsa, no mesmo estado, onde houve danos materiais, de acordo com a imprensa local especializada em temperatura "Weather Channel".

O site "PowerOutage.us", que rastreia os cortes de fornecimento de energia nos EUA, detectou ontem à noite um apagão em Oklahoma que afetou 37 mil usuários, principalmente nos condados de Tulsa e Creek.

Nesta semana, vários tornados se formaram em estados do centro do país, onde pelo menos três pessoas morreram em Golden City, que fica a cerca de 100 km de Jefferson City, capital do Missouri, onde houve grande destruição.

Temporada de furacões

A temporada de tempestades e furacões nos EUA está prevista para começar em junho, mas veículos de imprensa norte-americanos já relataram mais de 130 fenômenos do tipo em uma semana.

O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos (NWS, na sigla em inglês) detectou mais de 30 tornados no Texas, Oklahoma, Missouri e Iowa.

Nenhum comentário:

Deixe sua opinião, sempre com respeito:

Tecnologia do Blogger.