Avião arremete para evitar colisão em Fernando de Noronha - Tube News

18 fevereiro 2019

Avião arremete para evitar colisão em Fernando de Noronha

FAB afirmou que manobra foi 'normal' e 'ocorreu dentro dos padrões de segurança'.
Avião arremetendo em Fernando de Noronha Foto: Reprodução
Tube News, via Metrópoles
18/02/2019  15h20m
Em vídeo que circula nas redes sociais, um avião da companhia GOL precisou arremeter para evitar uma possível colisão com uma aeronave da Azul, em pista do Aeroporto de Fernando de Noronha. As imagens foram feitas na manhã desse domingo (17/2) e não mostram um “quase acidente” como diz a descrição.

Nos 45 segundos de exibição, é possível ver que o piloto da aeronave 737 da GOL precisou arremeter quando se aproximava do solo durante procedimento de pouso, pois um avião da Azul estava na pista.


Veja vídeo:


Em nota, o Comando da Aeronáutica (Comaer) declarou ao Metrópoles que, apesar de parecer perigosa, a manobra está “dentro dos padrões de segurança das regras de tráfego aéreo”.


“Importante esclarecer que o serviço de tráfego aéreo prestado no local é o de serviço de informação de voo. Nessa modalidade, o operador de estação aeronáutica fornece às aeronaves todas as informações necessárias para uma operação segura, a fim de que o piloto decida, em qualquer fase, qual o procedimento será utilizado e, inclusive, em qual pista vai realizar a decolagem ou o pouso. As aeronaves estavam em coordenação via rádio e não houve risco nenhum aos envolvidos no caso”, declarou o Comaer.

As empresas aéreas também se pronunciaram. Em breve declaração ao Metrópoles, a Azul ressaltou apenas que “a arremetida é um procedimento previsto nas operações de pouso”.

A GOL também garantiu que se trata de uma medida considerada normal. “O voo G3 1862, que fazia o trecho Recife-Fernando de Noronha na tarde de ontem [17], precisou descontinuar a aproximação em virtude da indisponibilidade da pista por ocupação de outra aeronave naquele momento. Durante todo o procedimento de aproximação, o comandante tinha contato visual com a aeronave que ainda taxiava. Após a liberação da pista, o comandante efetuou nova aproximação, pousando às 16h39, em total segurança.”

Aeroporto de Fernando de Noronha
Atualmente, apenas duas linhas aéreas operam voos para a ilha. O Aeroporto, construído em 1934, teve uma nova pista e um terminal de passageiros construídos em 1945 pela Força Aérea, por meio do Programa de Desenvolvimento de Aeroportos. O local foi ampliado em 1978. Os voos com destino à Fernando de Noronha saem apenas de Recife e Natal, mas também é possível chegar ao local de barco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, sempre com respeito: