Trump anuncia acordo para interromper paralisação

Presidente dos Estados Unidos quer que congressistas cheguem a uma conclusão sobre muro com México, principal impasse no governo.
Presidente Trump anuncia fim de greve. Foto: REUTERS/Kevin Lamarque

Tube News, via R7
25/01/2019  18h28m
O presidente Donald Trump anunciou nesta sexta-feira (25) um acordo para suspender a paralisação do governo por 3 semanas. No discurso, ele disse que o governo vai devolver o dinheiro das agências federais fechadas até o dia 15 de fevereiro, e que o acordo também inclui pagamento provisório aos funcionários que estão de licença.

— Eu vou garantir que todos os funcionários recebam seu pagamento o mais rápido possível.

A paralisação começou três dias antes do Natal, por um impasse entre Trump e os líderes democratas do Congresso por causa do financiamento da construção de um muro com o México. O presidente tinha pedido US$ 5.7 bilhões de verba e a oposição rejeitou. Durante as cinco semanas em que o Congresso esteve fechado, milhares de funcionários trabalharam sem receber salário ou tiveram que pedir licença médica.

Com o acordo, os parlamentares democratas e republicanos vão discutir uma solução para a fronteira com o país latino. O financiamento para o muro era um dos pontos que o presidente considerava vitais para reabrir o Congresso. Porém, no discurso, ele afirmou que não precisa de um muro de concreto, mas um muro inteligente.

Segundo a CNN, caso nas três semanas em que o acordo estará vigente não ocorram discussões sobre o financiamento do muro, Trump pode pedir uma reunião nova.

Postar um comentário

0 Comentários