Veja 5 dicas para quem quer se destacar na carreira

Formar rede de contatos, saber trabalhar em equipe e buscar novos cursos são dicas para conquistar espaço no mercado de trabalho.
Trabalhar na área de programação exige atualizações constantes. — Foto: Reprodução/Free Photos/Pixabay
Tube News, via G1 (Luiza Tenente)
14/12/2018 09h16m
Os especialistas são claros: se o profissional de análise e desenvolvimento de sistemas não se atualizar, vai perder espaço no mercado. Professores de universidades e funcionários de grandes empresas – Microsoft, Gol, Ponto Frio, Google e Cinemark – deram dicas de como se destacar na carreira. Todos eles ressaltam que a constante renovação de conhecimento é vital para conseguir concorrer às vagas mais disputadas.

“A base do conteúdo é sempre a mesma. Mas precisa saber que as tecnologias vão se modernizando”, explica Luciano Souza, coordenador do curso na Unip.

Há alguns anos, não se falava, por exemplo, de bitcoin ou de criptomoeda, como ressalta Renato Trindade, gerente da Page Personnel, consultoria de recrutamento de profissionais técnicos e de suporte à gestão.

“Não dá para parar de se capacitar. A demanda é grande nesse setor financeiro, por exemplo, e faltam profissionais capacitados. Depois das eleições dos EUA, passamos a falar ainda mais de segurança na Internet. Se um analista ou desenvolvedor de sistemas se especializar nisso, vai conseguir se destacar e seguir até carreira internacional”, conta.

Há conteúdo disponível gratuitamente na Internet, por exemplo. Também é possível fazer cursos de especialização, como uma pós-graduação em ciência da computação.

Gisele Busichia Baioco, coordenadora de bacharelado em sistemas de informação e tecnologia em análise de sistemas na Unicamp, cita outro tipo de formação: as certificações. “Após a universidade, quem quer atuar no mercado pode se especializar no desenvolvimento de alguma plataforma específica”, diz.

Funciona da seguinte forma: uma empresa como a Microsoft, por exemplo, abre vagas para um curso que ensine sobre um sistema específico usado por ela. Depois de terminarem as aulas, o aluno deve prestar um exame de qualificação. Se for aprovado, conseguirá a certificação e terá um diferencial em relação aos demais profissionais do mercado.

Abaixo, veja dicas de funcionários de grandes empresas sobre como se destacar:

1- Estar aberto a novas experiências
William Wada, do Cinemark
Há um ano, trabalha como diretor de tecnologia da informação (TI)

Tarefas: “Sou responsável por todos sistemas, infraestrutura e projetos de TI da Cinemark no Brasil, incluindo as iniciativas de transformação digital”

Dica: “Desenvolva sua capacidade de aprender. A sua linguagem de programação preferida durante a faculdade pode sumir do mercado de trabalho rapidamente. Novas soluções de plataformas em nuvem são disponibilizadas a cada dia, levando a alternativas mais interessantes. Se você não estiver sempre aberto a aprender algo novo e a dominar esta competência, poderá perder algumas chances de participar de projetos bem diferenciais na sua carreira.”

2- Sempre estudar e criar uma rede de contatosMaisa PenhaHá 9 meses, é diretora de tecnologia para parceiros da América Latina na Microsoft. Trabalhou por 10 anos na IBM como gerente de implementação de inteligência artificial do continente.

Tarefas: "Hoje atuo na organização de parceiros da Microsoft – tenho um time técnico com 48 pessoas (arquitetos e desenvolvedores), cuja principal função é acelerar negócios e auxiliar em qualquer questão técnica, seja para um treinamento de alguma tecnologia ou para a criação de uma nova solução no mercado."

Dicas: "Estudar sempre. As tecnologias estão em constante evolução e transformação e, para se destacar nessa área, é necessário se atualizar de acordo com a demanda e a tendência do mercado. Com isso, o profissional terá influência nos resultados da empresa em que trabalha.

Uma segunda dica seria o “networking” – criar conexões dentro e fora do ambiente de trabalho para se atualizar e traçar o melhor caminho possível de aprendizado e experiência profissional.

Também gostaria de deixar uma mensagem especial para as meninas: precisamos de mais mulheres na área de tecnologia. Exatas e TI são para mulheres, sim! Atualmente, as empresas investem muito em diversidade e programas para o balanço entre vida pessoal e profissional e é um ótimo mercado para todos, sem exceção!"

3- Aprender inglês e sair da zona de confortoCamila Matsubara, do GoogleEngenheira de software desde 2013

Tarefas: “Eu trabalho em Search Quality. Nossa missão é melhorar a qualidade dos resultados da busca do Google bem como a experiência das pessoas com o produto da busca. Por exemplo, ao fazer uma consulta no Google, queremos apresentar os resultados mais relevantes e úteis para que a pessoa encontre a informação que estava procurando de forma eficaz. Nossos projetos são globais, impactando pessoas que usam a busca do Google no mundo inteiro.”

Dica: “Na área da tecnologia, as coisas podem mudar bem depressa. Novos produtos, conceitos e ideias surgem rapidamente. Uma dica é manter a curiosidade e buscar novos aprendizados continuamente. Permitir-se estar fora da zona de conforto de vez em quando, aceitar oportunidades diferentes. Uma dica complementar é aprender inglês para aumentar o acesso a recursos e oportunidades.”

4- Saber trabalhar em equipeFelipe Torres, do Ponto FrioAnalista de sistemas há 8 anos

Tarefas: "Participo do suporte ao analista de negócios, da análise e da especificação técnica de sistemas. Desenho soluções para os problemas que a empresa apresenta e acompanho e oriento os desenvolvedores que colocarão o projeto em prática."

Dica: "Para obter sucesso na área de análise e desenvolvimento de sistemas, alguns pontos são fundamentais: saber trabalhar em equipe, por exemplo.

O profissional também deve se manter atualizado com as principais tendências de mercado, além de se informar sobre novas tecnologias e metodologias de trabalho."

5- Ser curioso e proativoPatrice Jean Michel Ramos, da Gol
Gerente de TI há 3 anos

Tarefas: Faço a gestão de equipes de arquitetura de soluções, de desenvolvimento de sistema e de business intelligence. Também cuido da definição de estratégia tecnológica da empresa.

Dica: Ser curioso e proativo – de forma a estar sempre antenado com novas tecnologias.

Postar um comentário

0 Comentários