Bill Gates abre conferência ao lado de um pote de cocô - Tube News

@otubenews

07 novembro 2018

Bill Gates abre conferência ao lado de um pote de cocô

Para divulgar novas tecnologias que prometem evitar propagação de doenças em banheiros, Bill Gates usa pote cheio de fezes em apresentação na China.
Bill Gates usou um béquer cheio de fezes para chamar atenção para bactérias e doenças relacionadas
Tube News, via reportagem do Tecmundo
07/11/2018  08h32m
Durante um evento em Pequim, na China, o fundador da Microsoft abriu sua palestra ao lado de um pote de fezes. Mas o gesto tem uma explicação: ele estava falando sobre as pesquisas da Fundação Bill & Melinda Gates para garantir um saneamento mais efetivo e acessível globalmente.

Há algum tempo, Bill Gates chamou a atenção de diversas pessoas ao redor do globo ao apresentar uma máquina capaz de converter cocô em água limpa em cinco minutos. Porém, esse não é o único dispositivo tecnológico extremamente útil a ter o seu nome associado a ele, pois um novo utilitário foi adicionado a essa lista: a Nano Membrane Toilet.

Em linhas gerais, a Nano Membrane Toilet é uma privada criada por pesquisadores da Universidade de Cranfield, no Reino Unido, que teve o apoio da Fundação Bill e Melinda Gates. Ela levou três anos para ficar pronta e tem como uma de suas vantagens o fato de não precisar se conectar a uma rede de esgoto.

O vídeo que você confere na sequência dá uma ideia de como ela funciona, mas em linhas gerais tudo que o usuário precisa fazer é “concluir a obra” e fechar a tampa. O vaso então usa um mecanismo de rotação para enviar os resíduos para uma câmara de sedimentação, onde há o bloqueio dos odores e a separação das moléculas de água do restante dos resíduos com o auxílio de uma membrana nanotecnológica.

Nesta etapa, a água se vaporiza e passa por uma câmera revestida com nanoesferas hidrofílicas, sendo conduzida em seguida para um reservatório inferior, o que permite que ela seja usada na limpeza ou irrigação agrícola, apenas para citar alguns exemplos.

Se a essa hora você está se perguntando sobre energia limpa, ela também tem vez aqui. Os resíduos sólidos vão parar em uma câmara separada, e o usuário tem a oportunidade de escolher se quer incinerá-los para que se transformem em energia que pode abastecer pequenos dispositivos móveis ou manter o próprio sistema do vaso.
Postar um comentário