Muralha da China é engolida pela natureza - Tube News

@otubenews

27 novembro 2018

Muralha da China é engolida pela natureza

A muralha foi erguida para proteger a China de exércitos invasores ao norte.
As plantas invasoras que ameaçam o futuro da Muralha da China
Tube News, via BBC
27/11/2018  08h41m
A Grande Muralha da China é a construção mais comprida feita pelo homem. Ela percorre 21 mil quilômetros. A muralha foi erguida para proteger a China de exércitos invasores ao norte.

Mas, hoje, o mais icônico monumento chinês está sob ataque - da natureza. Plantas e ervas daninhas estão danificando a muralha em vários pontos.

A China está usando drones para mapear as áreas ameaçadas pela vegetação. Mas restaurar a muralha não é uma tarefa fácil. Operários precisam ir a pé até as cordilheiras. Jumentos são a melhor forma de transportar os materiais. Pedras são retiradas de locais próximos, como foi feito durante sua construção.

O clima, guerras e ladrões de pedras também contribuíram para a decomposição da muralha. Autoridades esperam que a restauração em curso preserve a muralha para futuras gerações.


Veja o vídeo da BBC News:

Algumas pessoas não gostaram muito da forma como a BBC tratou a natureza como invasora, chamando-a de "plantas invasoras" ou ainda falando que o monumento "está sob ataque da natureza".

"Pô, BBC, plantas invasoras? Será que elas não chegaram primeiro? Hauahuau Acho importante a restauração do patrimônio pra manutenção do conhecimento histórico, mas tratar a natureza como destruidora é hipocrisia :]", escreveu o perfil Guilherme Arnaud no YouTube.

Outros parabenizaram a China por tentarem preservar os monumentos históricos ao invés de deixarem pegar fogo, uma alusão ao recente incêndio em um importante museu nacional no Rio.


"China é mesmo outro nível... Ao contrário de nós aqui que costumamos deixar nossos patrimônios pegarem fogo", escreveu o perfil Gersiene Barsan no YouTube.

Outro usuário do YouTube falou sobre a imponente força da natureza: "Isso só mostra o quão vivo é a força da natureza que reivendica o espaço dela,nos humanos somos fracos perante a natureza que pode passar anos e engole por completo tudo."
Postar um comentário