A origem do Black Friday - Tube News

@otubenews

20 novembro 2018

A origem do Black Friday

“Black Friday” ou “Sexta-feira Negra” é uma tradição americana, que consiste numa grande baixa dos preços nas principais lojas.  Mas qual é a origem desta tradição?
Foto: HD Wallpaper Fix
Tube News, via History Channel
20/11/2018  09h28m
O primeiro uso do termo Black Friday deu-se, não para se referir às compras de Natal, mas para classificar uma crise económica: na sexta-feira 24 de Setembro de 1869, dois reputados bolsistas de Wall Street, Jay Gould e Jim Fisk, depois de um intenso trabalho para conseguirem grandes lucros, fracassaram no seu intento e o mercado entrou em bancarrota. Devido a isto, nomeou-se esse dia como “Black Friday”.

Outra das histórias que acompanham o nome “Black Friday” tem que ver com o papel dos pequenos comércios. Conta a tradição que, depois de um ano de grandes perdas – ou seja, de números vermelhos nas contas – por fim, depois do dia de Ação de Graças, chegava a época natalícia, dia a partir do qual começam os saldos e, com eles, em vez de números vermelhos, conseguiam-se “números negros”, ou seja positivos.

Outros afirmam que a sua origem remonta a 19 de Novembro de 1975, dia em que o New York Times cunhou pela primeira vez com o adjectivo “negro” a referência aos problemas de trânsito e ao caos que tinha ocorrido na cidade de Nova York, nesse ano, devido aos descontos do dia seguinte ao dia de Ação de Graças.
Postar um comentário