A origem do Black Friday

“Black Friday” ou “Sexta-feira Negra” é uma tradição americana, que consiste numa grande baixa dos preços nas principais lojas.  Mas qual é a origem desta tradição?
Foto: HD Wallpaper Fix
Tube News, via History Channel
20/11/2018  09h28m
O primeiro uso do termo Black Friday deu-se, não para se referir às compras de Natal, mas para classificar uma crise económica: na sexta-feira 24 de Setembro de 1869, dois reputados bolsistas de Wall Street, Jay Gould e Jim Fisk, depois de um intenso trabalho para conseguirem grandes lucros, fracassaram no seu intento e o mercado entrou em bancarrota. Devido a isto, nomeou-se esse dia como “Black Friday”.

Outra das histórias que acompanham o nome “Black Friday” tem que ver com o papel dos pequenos comércios. Conta a tradição que, depois de um ano de grandes perdas – ou seja, de números vermelhos nas contas – por fim, depois do dia de Ação de Graças, chegava a época natalícia, dia a partir do qual começam os saldos e, com eles, em vez de números vermelhos, conseguiam-se “números negros”, ou seja positivos.

Outros afirmam que a sua origem remonta a 19 de Novembro de 1975, dia em que o New York Times cunhou pela primeira vez com o adjectivo “negro” a referência aos problemas de trânsito e ao caos que tinha ocorrido na cidade de Nova York, nesse ano, devido aos descontos do dia seguinte ao dia de Ação de Graças.

Nenhum comentário

Deixe sua opinião, sempre com respeito: