Por que estamos lendo cada vez menos? - Tube News

@otubenews

21 outubro 2018

Por que estamos lendo cada vez menos?

Pesquisa aponta que jovens brasileiros estão lendo menos. Apesar da baixa, crianças e adolescentes são o público que mais utiliza as bibliotecas.
Foto: FreePik
Tube News, via Guia do Estudante
21/10/2018 08h40m
Os jovens brasileiros estão lendo menos. Essa é a constatação da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil realizada pelo Instituto Pró-Livro, feita entre junho e julho de 2011 e divulgada nesta semana. Mais de cinco mil pessoas, de todas as idades, foram entrevistadas, em 315 municípios brasileiros.

A queda foi apontada no índice de leitura de todas as faixas etárias de crianças e adolescentes. Entre os jovens de 14 aos 17 anos, a taxa de leitores de livros em geral foi de 71%, enquanto em 2007, ano da última pesquisa, este número era de 82%. Dos 18 aos 24 anos, o índice, que era de 61%, diminui para 53%.

A pesquisa também avaliou quantos livros o brasileiro lê, considerando-se apenas os últimos três meses entre todos os entrevistados. A média geral é de 1,85 livros por pessoa. Este número aumenta quando se considera apenas os estudantes (64% da população brasileira ou 114 milhões de pessoas) e chega a 3,41 exemplares no período de três meses.

Ainda de acordo com a pesquisa, os professores são os que mais incentivam os jovens a ler. Os dados mostram um crescimento da importância do ambiente educacional para este hábito. "As mães continuam sendo muito lembradas e quase empatam nessa positiva disputa, mas a subida importante do professor pode ser reveladora em relação a ações que estão dando certo", diz Karine Pansa, presidente do Instituto Pró-Livro.

O estudo apontou que pessoas com ensino superior são as que mais leem. Analisando-se os últimos três meses, o número geral de livros desta faixa de escolaridade é de 3,77 por pessoa. O índice cai para 1,91 para quem só fez até o Ensino Médio e para 1,84 para os que completaram até o Ensino Fundamental.

O mesmo acontece entre os leitores que utilizam os serviços das bibliotecas. No total, 46% das pessoas com ensino superior usam bibliotecas. A porcentagem diminui para 22% para os que fizeram até o Ensino Médio. Um dado interessante é a idade dos usuários. Os principais visitantes de bibliotecas são os jovens entre 11 e 13 anos: 68% usam esta fonte para livros. O segundo lugar é ocupado pela faixa etária entre 14 a 17 anos, com 54%.
Postar um comentário