Saiba a origem sinistra do meme da Momo - Tube News

@otubenews

20 setembro 2018

Saiba a origem sinistra do meme da Momo

Estátua em museu japonês foi utilizada para ser a imagem do meme macabro, que foi tema de campanha de autoridades pelo mundo.

Tube News, via  R7 e BBC
A Momo surgiu como um meme assustador que logo se mostraria não apenas sinistro, mas um caso dos perigos da vida moderna. Ela é noticiado como um jogo de suicídio para jovens, similar ao jogo da Baleia Azul, ligada a várias mortes ao redor do mundo. Mas como algo macabro do tipo surge? Explicamos toda a origem do terrível jogo da Momo.

Toda lenda precisa de uma imagem e da momo é essa mulher assustadora, com olhos esbugalhados com traços grotescos. Parece uma personagem de mangá de terror.

A imagem é tirada de uma boneca conhecida como 'Mother Bird" (Mãe pássaro), criada por um artista japonês e exposta na galeria de arte Vanilla, em Tóquio. Na imagem, um turista tira foto perto dela.

O que era apenas uma imagem bizarra, se tornou macabro: em um grupo no Facebook surgiu o desafio de começar a se comunicar no WhatsApp com uma pessoa desconhecida, segundo a Unidade de Investigação de Delitos Informáticos de Tabasco, no México.

Foi desse grupo que surgiu a Momo, um número que respondia para usuários com desafios sinistros e ameaças. O desafio se espalhou para o Reddit e outros fóruns, que espalharam o número por diversos países.

Segundo usuários do Reddit, é muito provável que a origem do meme seja em um país de língua espanhola.

A primeira morte relacionada ao caso, ainda em julho, levou autoridades do mundo inteiro a iniciar uma campanha para impedir que o jogo continuasse se espalhando.

Mensagens de autoridades na Espanha, Argentina e Índia afirmaram para nunca responder mensagens vindas dela.

Especialistas afirmam que, como se trata de um meme e lenda urbana, qualquer um pode ser a Momo e é provável que a "brincadeira" saia do controle antes de finalmente acabar. Além de pessoas utilizarem a prática para roubar dados dos participantes dele.

Mas hoje ele não possui limites: existem diversos números associados com o meme bizarro, como aponta uma investigação do jornal Mirror.

Esse tipo de meme reforça como é necessário que pais estejam de olho em seus filhos, principalmente o que fazem com celulares.

Tube News, via  R7 e BBC
Postar um comentário