Eclipse parcial do sol é registrado no hemisfério Norte - Tube News

@otubenews

12 agosto 2018

Eclipse parcial do sol é registrado no hemisfério Norte

Fenômeno pode ser avistado de diversos pontos na Europa e na Ásia, embora céu encoberto tenha atrapalhado observação em alguns países. Yakutsk, na Rússia, foi um dos melhores lugares para visualização.
Eclipse parcial do sol visto de Xangai, na China, no sábado (11) (Foto: Reuters/Aly Song)
Tube News
Um eclipse solar parcial foi registrado no hemisfério Norte neste sábado (11). Um dos locais de melhor visualização foi Yakutsk, na Rússia, onde 57% da superfície solar chegou a ficar encoberta.

O fenômeno também pode ser observado de diversos pontos da Europa e da Ásia, com variados graus de visibilidade. Mas em alguns locais o excesso de nuvens prejudicou a experiência, como no norte das ilhas britânicas.

Cientistas membros da União Astronômica Internacional (IAU, na sigla em inglês), posicionados em países como Suécia, Austrália e China relataram suas diferentes observações, de acordo com comunicado da Williams College, dos Estados Unidos.

Em Zhou Guanhuai, na China, por exemplo, o eclipse ocorreu apenas 25 minutos antes do pôr do sol, com o céu encoberto por nuvens, e observadores e fotógrafos tiveram uma janela de apenas três a quatro minutos para fotografar o fenômeno com nitidez, já se aproximando da linha do horizonte.

O Grupo de Trabalho da União Astronômica Internacional sobre Eclipses Solares, existente de alguma forma desde a formação da IAU há 99 anos, inclui membros dos EUA, Canadá, Inglaterra, Eslováquia, Rússia, Japão, China, Índia e França.

Por G1
Tube News
Postar um comentário