Termina resgate em caverna na Tailândia com todos resgatados - Tube News

@otubenews

08 julho 2018

Termina resgate em caverna na Tailândia com todos resgatados

Siga operação de resgate de meninos e treinador presos em caverna ao vivo
Meninos resgatados após 18 dias presos em caverna na Tailândia. (Foto: AFP)
Tube News
Abaixo você confere notícias atualizadas minuto a minuto:
Operação terminou com todos os meninos e um treinador resgatados. A operação apenas não foi perfeita pois, dias antes do início do resgate, um mergulhador morreu sem ar.

Mais abaixo você encontra uma playlist com vários vídeos desde o início das operações até ao final positivo da operação.

Comandante das Forças Armadas tailandesas afirma que em mais 3 dias todo o grupo estará fora da caverna.

Chefe da equipe de resgate: saúde dos 4 meninos e do técnico, que seguem na caverna, "ainda é boa".

A Marinha está chamando os meninos retirados por "Javali 1", "Javali 2" e assim por diante, em referência ao nome do time de futebol que eles formam. Os nomes não estão sendo divulgados, em respeito às famílias dos que ainda estão na caverna.Oito garotos deixaram a caverna no total desde ontem, segundo autoridade próximo à operação de resgate citada pela Reuters.

Segundo dia da operação terminou, segundo a CNN; mas, segundo a BBC, os trabalhos prosseguem. No domingo, um balanço da operação foi feito em entrevista coletiva. A expectativa é que nova entrevista ocorra logo mais nesta segunda. O segundo dia de operações terminou, segundo a CNN.
Citando testemunhas, CNN e Reuters afirmam que outros três já saíram da caverna, mas a informação não foi confirmada oficialmente.
Menino resgatado de caverna nesta segunda é transferido para helicóptero (Foto: REUTERS/Athit Perawongmetha)

Mais duas pessoas foram retiradas de maca, afirma testemunha da agência Reuters no local. Está começando a anoitecer na Tailândia. Ainda não há informações oficiais sobre a saída do sexto e do sétimo garotos.

Crianças de escola em Ahmedabad, na Índia, oram nesta segunda-feira pelo sucesso do resgate dos meninos presos na caverna na Tailândia. O cartaz diz: 'Oh, Deus, salve os futuros astros do futebol' (Foto: Amit Dave/Reuters)

Os mesmos especialistas que participaram da primeira etapa de salvamento no domingo (8) retornaram à caverna. A missão desta segunda-feira é trazer ao menos outros dois adolescentes, conforme as etapas antecipadas por autoridades no final de semana. É possível, no entanto, que a equipe escolte 4 jovens de volta, com base no sucesso da operação do domingo.

Batizados pelas redes sociais como "Javalis Selvagens 1, 2, 3 e 4", os quatro primeiros meninos resgatados estão hospitalizados e se encontram bem, informou Narongsak Osottanakorn, que também é governador da província de Chiang Rai. No momento, no entanto, permanecem afastados dos pais para evitar uma contaminação por sua atual fragilidade. Os médicos pensam em permitir as visitas das famílias, mas separadas por um vidro", disse.
5º menino resgatado de caverna na Tailândia chega a hospital (Foto: Reprodução/Thai PBS)

O time de futebol "Javalis Selvagens", integrado por 12 meninos com idades entre 11 e 16 anos e seu jovem técnico, passou nove dias nas profundidades da caverna até que dois mergulhadores britânicos localizaram o grupo na segunda-feira passada. Abatidos, eles estavam sobre uma rocha a mais de quatro quilômetros da entrada da gruta.
"Todas as condições ainda são tão boas quanto eram ontem. Estamos prontos como antes. E faremos isso mais rápido porque temos medo da chuva", disse o governador da província de Chiang Rai e coordenador da célula de crise, Narongsak Osatanakorn.
Quinto menino é resgatado, confirma a Marinha da Tailândia

O governador da província de Chiang Rai e coordenador da célula de crise, Narongsak Osatanakorn, disse que a segunda fase começou às 11h (horário local) e que as autoridades "esperam ouvir boas notícias nas próximas horas".

Já amanheceu na Tailândia, mas a operação de resgate ainda não recomeçou. A pausa nos trabalhos teria entre 10 e 20 horas, segundo as autoridades, portanto é incerto quando ela será retomada.
Quem são os meninos e seu treinador?
Pipat Pho (apelido: Nick), de 15 anos, escreveu em sua carta que queria que seus pais fizessem um churrasco quando ele fosse resgatado
Pornchai Kamluang (apelido: Tee), de 16 anos, disse para os pais "não se preocupem, estou muito feliz"
Peerapat Sompiangjai (apelido: Night), de 17 anos, fez aniversário no dia que os meninos se perderam e seus pais disseram que ainda estão o esperando para sua festa o treinador Ekapol Chantawong (apelido Ake), de 25 anos, em sua carta pediu desculpas aos pais, que responderam dizendo que não o culpam
Chanin Vibulrungruang (apelido: Titan), de 11 anos, começou a jogar futebol aos 7
Panumas Sangdee (apelido: Mig), de 13 anos, escreveu para seus pais: "Os Navy Seals estão cuidando bem de mim"
Duganpet Promtep (apelido: Pong), de 13 anos, sonha em jogar na seleção tailandesa
Mongkol Booneiam (apelido: Mark), de 13 anos, foi descrito pelo treinador como "respeitoso e bom menino"
Nattawut Takamrong (apelido: Tern), de 14 anos, disse para seus pais não se preocuparem com ele
Ekarat Wongsukchan (apelido: Bew), de 14 anos, prometeu sua mãe que ajudaria ela a fazer compras assim que fosse resgatado
Adul Sam-on, de 14 anos, é integrante do time de volei que ficou em segundo lugar em um campeonato do norte da Tailândia
Prajak Sutham (apelido: Note), descrito pela família e amigos como "inteligente e tranquilo"



O grupo entrou na caverna Tham Luang no dia 23 de junho, após um treino, para se abrigar do tempo ruim, mas foi surpreendido por uma inundação. Após nove dias de intensas buscas, eles foram localizados por dois mergulhadores britânicos.

O bombeamento constante de água para fora da montanha e a interrupção das fortes chuvas, comuns no período de monções, contribuíram para que as equipes de resgate decidissem dar início à retirada dos garotos.

O nível de oxigênio na cavidade subterrânea e a elevação do dióxido de carbono também pressionaram as equipes abreviar o resgate.


As equipes começaram a esvaziar a área para a operação de resgate ainda no fim da noite de sábado. Foram desobstruídas a área no entorno da entrada caverna e também as estradas de acesso à região. Os mais de 1000 jornalistas que acompanham o resgate tiveram que se afastar da caverna.

O início do resgate do grupo - composto de 12 garotos, de 11 a 16 anos, e do técnico, de 25 anos- foi anunciado na manhã deste domingo (no horário local). O primeiro menino a deixar a caverna saiu às 17h40 (no horário local). Após chegar à superfície, os meninos foram para um hospital improvisado, montado perto da caverna, onde passam por exames físicos.

O governador local e coordenador da célula de crise, Narongsak Osottanakorn, informou que as equipes vão repor o estoque de oxigênio da caverna e que precisam de "cerca de 10 horas" para se preparar para a próxima operação.

Mais cedo, a agência de notícias Reuters afirmou que seis meninos tinham sido retirados da cavidade subterrânea, atribuindo a informação a um integrante sênior da equipe de resgate médico. A informação foi corrigida pela agência às 11h27.


Testemunha da agência Reuters afirmou que 4 garotos chegaram ao hospital em Chiang Rai. O primeiro garoto deixou a caverna às 17h40 locais, segundo o chefe da equipe de resgate. 

Participam da operação: 90 mergulhadores -50 estrangeiros, 40 locais, segundo o chefe da equipe de resgate. Os resgatistas precisam de "cerca de 10 horas" para se preparar para a próxima operação, segundo o chefe da equipe de resgate, citado pela agência Reuters.

Quatro crianças resgatadas da caverna chegaram com segurança ao hospital, segundo o chefe da operação de resgate, citado pela agência Reuters.
Ambulância em local de resgate de meninos de caverna na Tailândia (Foto: Lillian Suwanrumpha/AFP)


Membro sênior da equipe de resgate disse à agência Reuters que 6 garotos já deixaram a caverna, mas informações ainda são contraditórias. Também não há informações sobre estado de saúde dos garotos que já saíram.

Imprensa local afirma que uma entrevista coletiva vai ser dada em breve, a partir das 11h do horário de Brasília, 21h do horário local.

O chefe do departamento de saúde de Chiang Rai, Tossathep Boonthong, informou que após deixar a galeria subterrânea os dois primeiros meninos foram levados para um hospital improvisado, perto da caverna, onde passaram por exames físicos. Testemunhas da agência Reuters informaram que eles já foram levados para o hospital da província de Chiang Rai.
Helicóptero militar supostamente carrega os garotos resgatados perto da caverna em Tham Luang, na Tailândia, neste domingo (8). (Foto: Reuters/Soe Zeya Tun)

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse no Twitter que os EUA estão trabalhando com o governo da Tailândia para ajudar no resgate dos garotos.


Ainda não há informação sobre o estado de saúde dos garotos resgatados.


Seis garotos já saíram da caverna, segundo um integrante sênior da equipe de resgate médico, citado pela agência Reuters
Como foi organizado o resgate de grupo preso em caverna. (Foto: infográfico/G1)


O tenente-general Kongcheep Tantrawanit disse que outros 4 garotos devem sair andando "em breve". Eles estão agora no "campo-base" dos mergulhadores, dentro do sistema de cavernas, disse ele à agência AFP.Imprensa local já fala em 6 pessoas fora da caverna.

Os 4 garotos resgatados chegaram ao hospital de base a pé, segundo autoridades locais citadas pela France Presse.

Um helicóptero que estaria levando os garotos ao hospital já levantou voo, segundo a agência Reuters. Não há confirmação oficial.

Tube News
Postar um comentário