Veja sete documentários para assistir antes do Enem 2018 - Tube News

02 junho 2018

Veja sete documentários para assistir antes do Enem 2018

De acordo com Marcelo Tavares, professor de História do Colégio Pensi, uma boa forma de assimilar conteúdos e exercitar o senso crítico é através dos documentários.
Alunos se reunem para debater documentários (Foto: Divulgação)
Tube News
Com característica interdisciplinar, o Exame Nacional do Ensino Médio requer, além do conteúdo técnico das matérias, que o aluno saiba relacionar fatos. De acordo com Marcelo Tavares, professor de História do Colégio Pensi, uma boa forma de assimilar conteúdos e exercitar o senso crítico é através dos documentários. Ainda segundo ele, os filmes devem ser vistos como uma espécie de ilustração da aula, já que assisti-los sem base teórica impede que o estudante o aproveite em todo o seu potencial. Pensando nisso, ele listou para o EXTRA os sete documentários que todo estudante precisa ver antes de fazer o Enem - 2018.

1- Imagens do Estado Novo, de Eduardo Escorel (2016)
Apesar da duração de quase quatro horas, o documentário fascina pela riqueza de imagens raras que para além da ditadura varguista, mostram um país em transformação – tanto social (com a emergência da classe operária e novos hábitos de consumo) quanto econômica ( a instalação das indústrias de base). Mostra como a História marca destino de um país. Conteúdo de temas centrais da prova do Enem.

2- Crônica da demolição, de Eduardo Ades (2015)
Por trás da demolição do Palácio Monroe em 1976, antiga sede do Senado federal, esconde-se um cenário de desrespeito ao patrimônio histórico justificado por interesses econômicos específicos. Importante para discutir a preservação da memória histórica e defender o processo de democratização, tema querido para as últimas edições do Enem.

3- Brasil, uma história inconveniente (2000)
Documentário da BBC de Londres sobre o passado escravocrata brasileiro, o contexto histórico e suas heranças nos dias atuais. Importante para verificarmos a visão do outro sobre a questão racial brasileira, tema recorrente no exame.

4- O dia que durou 21 anos, de Camilo Tavares (2012)
O documentário explora a participação dos EUA no golpe militar que depôs João Goulart em 1964. Repleto de imagens históricas, excelentes depoimentos e linguagem bem acessível, o filme permite uma visão mais ampla sobre os contextos brasileiro e mundial nos anos 60. Essencial para formar uma base de conhecimento que permita o entendimento e a resolução de questões recorrentes.

5- Corações e Mentes, de Peter Davis (1974)
Considerado um dos documentários mais importantes da história do cinema, faz um relato duro e contundente sobre a política norte americana no Vietnã apoiando-se em um rico material de arquivos e depoimentos com personalidades políticas, ex-combatentes estadounidenses e sobreviventes vietnamitas. Expôe as devastadoras conseqüências humanas do conflito. Vale como referência ao contexto do ano de 1968, um tema bem provável nas provas desse ano.

6- A segunda guerra mundial em cores (2009)
Documentário exibido pela Netflix com imagens raras e uma narrativa extremamente didática. O contexto pós 1ª Guerra, a ascensão do nazifascismo, as principais batalhas e o holocausto judeu estão presentes na narrativa.

7- “The Square”, Jehane Noujaim (2013)
Documentário importante sobre a Primavera Árabe no Egito que acabaria provocando a queda do ditador Hosni Mubarak. Produzido com imagens de celulares e câmeras fotográficas, conta através de depoimentos no local e no momento, a Revolução Egípcia de 2011. Momento histórico importante para os países árabes, ainda sofrendo com ditaduras militares e regimes teocráticos. Mostra os desdobramentos políticos e sociais dos eventos egípcios desde 2011 e que continuam sem uma resolução satisfatória que não envolva religião e exército.

Por Extra
Tube News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, sempre com respeito: