VULCÃO MERAPI, NA INDONÉSIA, EXPULSA CINZAS ATÉ 5.500m DE ALTURA - Tube News

@otubenews

11 maio 2018

VULCÃO MERAPI, NA INDONÉSIA, EXPULSA CINZAS ATÉ 5.500m DE ALTURA

Moradores em um raio de 5 kms ao redor da cratera tiveram que deixar as suas casas. Aeroporto cancelou operações.
Vulcão Merapi, na Indonésia, expeliu coluna de cinza de até 5.500 metros de altura após entrar em erupção nesta sexta-feira (11) (Foto: Dwi Oblo/Reuters)

Tube News
O vulcão Merapi expeliu nesta sexta-feira (11) uma coluna de cinza de até 5.500 metros de altura após entrar em erupção no centro da ilha de Java, na Indonésia, obrigando o fechamento do Aeroporto Internacional de Yogyakarta, segundo informações de fontes oficiais.

O porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho, disse que a erupção de tipo freática ocorreu pela manhã e provocou a evacuação dos moradores localizados em um raio de 5 kms ao redor da cratera.

A erupção de tipo freática acontece quando a água acumulada na cratera ou abaixo da superfície se aquece por causa da proximidade da magma, lava ou depósitos vulcânicos e provoca uma explosão de vapor, rochas, areia e cinza vulcânica.

"A chuva de cinza ocorreu em vários lugares, especialmente no sul e no sudoeste da cratera do vulcão Merapi", disse o porta-voz.

Zona de perigo
O aeroporto de Adisutjipto, na cidade de Yogyakarta, localizado a 30 kms do vulcão, cancelou suas operações pela manhã e permanecerá fechado até o final do dia, quando a autoridade aeroportuária do país voltará a avaliar a situação.

O Centro de Vulcanologia e Mitigação de Perigos Geológicos emitiu inicialmente um alerta vermelho de aviação (o máximo), mas já reduziu para o nível amarelo - dois abaixo - devido à brevidade da erupção.

Apesar da precaução especial durante o dia, a zona oficial de perigo é mantida em um raio de 3 kms ao redor do vulcão e os analistas da agência de gestão de desastres mantêm o nível mínimo de alerta.

Por Agencia EFE
Postar um comentário