PROTESTO EM UNIVERSIDADE DA NICARÁGUA DEIXA MORTO E FERIDOS - Tube News

@otubenews

11 maio 2018

PROTESTO EM UNIVERSIDADE DA NICARÁGUA DEIXA MORTO E FERIDOS

Estudantes entrincheirados protestam contra reforma do sistema previdenciário.
Manifestantes protestam contra o governo nesta quinta-feira (10) em Managua (Foto: Oswaldo Rivas/Reuters)


Tube News
Uma pessoa morreu e três ficaram feridas na noite desta quinta-feira em distúrbios em uma universidade da zona leste de Manágua, onde vários estudantes que protestam contra o governo da Nicarágua estão entrincheirados.

O vice-comandante de polícia Francisco Díaz afirmou que "em consequência dos tiros de grupos vândalos" faleceu Kevin Valle, de 18 anos, na área da Universidade Politécnica (UPOLI), foco dos protestos.

O líder do Movimento Estudantil 19 de abril, Víctor Cuadra, acusou o governo de iniciar uma "caça", com tiros na direção dos jovens que estão na UPOLI.

Três pessoas ficaram feridas, segundo as mesmas fontes. Os estudantes acusaram o governo.

Protestos contra reforma da Previdência
Os jovens estão entrincheirados no local desde os protestos de 18 de abril contra uma reforma do sistema previdenciário. As manifestações foram iniciadas por estudantes, mas receberam a adesão de outros setores.

Segundo o Centro Nicaraguense de Direitos Humanos (CENIDH), um organismo independente, confrontos durante os protestos deixaram 45 mortos e 400 feridos em todo o país.

O governo revogou a lei que reduzia a pensão dos aposentados e pediu um diálogo, ainda sem data, mas o descontentamento prossegue após as mortes de 47 pessoas, incluindo dois policiais e um jornalista.

Por France Presse
Postar um comentário