ESTUDO DETALHA DIFERENTES PERFIS DE GEEKS NO BRASIL - Tube News

@otubenews

27 maio 2018

ESTUDO DETALHA DIFERENTES PERFIS DE GEEKS NO BRASIL

Pesquisa separou o público em três frentes: tecnologia, games e cultura geek. Mas você, provavelmente, é uma mistura dos perfis.
(Foto: KidStock, Blend Images/ Getty Images)

Tube News
Marvel ou DC? Para a maioria dos geeks brasileiros, a disputa é meio boba. Em estudo realizado pela empresa de pesquisas digitais MindMiners e pelo Grupo Omelete, 47% dos nerds no país não preferem nem uma, nem outra: gostam das produções de ambas as editoras.

Os pesquisadores entrevistaram mil pessoas, sendo 48% dos participantes residentes do Sudeste, 26% no Nordeste, 14% da Região Sul, 6% do Norte e outros 6% do Centro-Oeste. Mais da metade dos entrevistados tem entre 16 e 24 anos, e 61% são homens. A maioria avassaladora está solteira: 70%. A parcela de namorados e casados é de 29%. O grau de escolaridade também é considerável: 87% das pessoas que participaram têm pelo menos o nível médio.

O estudo mostra que o perfil do nerd no Brasil mudou bastante ao longo dos anos, e uma parcela dessa população foge dos estereótipos. Embora 61% garantam que não conseguem viver sem videogames e jogos de computador, 27% afirmam fazer exercícios físicos regularmente, por exemplo. A maioria deles se diz tímida: 51% afirmam ter vergonha de conversar com gente nova. Um ponto em comum é o hábito de “maratonar” séries e filmes, com 71% dos participantes afirmando que um bom final de semana deve incluir a atividade.

Um dado curioso é o desconhecimento de cerca da metade (48%) sobre a data de hoje: o Dia do Orgulho Geek é celebrado todo 25 de maio, em comemoração à estreia de Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança (1977) e também em homenagem a Douglas Adams, autor da série O Guia do Mochileiro das Galáxias. A pesquisa separou os perfis de geeks em tecnológico, cultural e gamer.

Veja a seguir os dados compilados sobre cada um:


Os cult geeks têm especial apreço pelas produções de Steven Spielberg e Stan Lee



Entre os gamer geeks, 47% dizem jogar videogames diariamente, enquanto 82% relataram já terem virado noites jogando




Os tech geeks preferem filmes e séries de ficção científica


Texto de Clara Campoli, do Metrópoles | Fotos de  Mindminers
Tube News
Postar um comentário