JIM CARREY FAZ CAMPANHA CONTRA O FACEBOOK E APAGA SUA PÁGINA - Tube News

@otubenews

06 fevereiro 2018

JIM CARREY FAZ CAMPANHA CONTRA O FACEBOOK E APAGA SUA PÁGINA

Ator afirma que empresa 'lucrou com a interferência russa' nas eleições dos EUA em 2016. Carrey também disse que está vendendo suas ações do Facebook 'a preço de banana'.
Divulgação do filme  Todo Poderoso, estrelado por Jim Carrey. (Foto: Divulgação)

Tube News
O ator Jim Carrey publicou nesta terça-feira (6) uma campanha contra o Facebook, que completou 14 anos no ar na segunda (5). A alegação é que a empresa criada por Mark Zuckerberg "lucrou com a interferência russa" nas eleições de 2016 nos Estados Unidos e "ainda não está agindo o bastante para acabar com isso".

Em seu perfil no Twitter, Carrey postou uma caricatura de Zuckerberg ao lado da palavra Fakebook (uma brincadeira com a palavra "fake", ou falso). O ator diz que irá apagar sua página na rede social (ela estava fora do ar no horário de publicação desta matéria) e vender as ações que têm da empresa por abaixo do valor.

"Estou vendendo minhas ações do Facebook a preço de banana e deletando minha página porque o Facebook lucrou com a interferência russa nas nossas eleições e ainda não está agindo o bastante para acabar com isso. Encorajo todos os outros investidores que se importam com o nosso futuro a fazerem o mesmo. #unfriendfacebook", disse o ator.

Polêmica eleitoral

O Facebook, assim como outras redes sociais, tem sido apontado como um dos canais que mais foi usado para espalhas notícias falsas durante a última campanha presidencial dos EUA, em 2016.

Em janeiro, a empresa admitiu que redes sociais podem ser usadas para corroer a democracia e disseminar desinformação. A declaração foi feita em uma série de postagens no blog da empresa, em uma seção chamada “Perguntas Difíceis”, reservada para o Facebook tratar de pontos sensíveis.

“Desde a Primavera Árabe até eleições robustas em todo o mundo, as redes sociais pareciam positivas. A última campanha presidencial dos Estados Unidos mudou isso, com uma interferência estrangeira que o Facebook deveria ter sido mais rápido para identificar, até o crescimento tanto das notícias falsas quanto das bolhas.”

Na época da eleição de Donald Trump, o presidente-executivo Mark Zuckerberg chegou a afirmar que a influência do Facebook no pleito seria um absurdo. "A ideia de que notícias falsas no Facebook influencieram a eleição é maluca. Quem acreditar nisso não entendeu a mensagem que os simpatizantes de Trump tentaram mandar nessa eleição", afirmou Zuckerberg em 2016.

No último trimestre de 2017, o Facebook viu o volume de pessoas que acessam a rede social cair em 1 milhão nos EUA no período. É a primeira vez que a companhia enfrenta uma redução no contingente de usuários ativos na região em que nasceu.

Tube News