SC: DESENHO ANIMADO CRIADO POR CATARINENSES ESTREIA NA TV FECHADA - Tube News

@otubenews

15 janeiro 2018

SC: DESENHO ANIMADO CRIADO POR CATARINENSES ESTREIA NA TV FECHADA

Animação sobre cachorro e furão foi feita por estúdio de Blumenau. Série também deverá ser exibida em outros países da América Latina.
Filipe Cargnin e Elisa Baasch são os criadores do desenho animado 'Boris e Rufus' (Foto: Filipe Cargnin/Elisa Baasch/Arquivo pessoal)

Tube News
A amizade entre um cachorro e furão, o confronto deles com um gato vizinho e o contato com a tecnologia são os temas de um desenho animado criado por dois designers gráficos de Florianópolis. A série "Boris e Rufus", os nomes do cão e do furão, respectivamente, estreou no canal da TV fechada Disney XD em 8 de janeiro e deve ser exibida também em outros países da América Latina.

Pets na era digital
Os criadores do desenho animado são Filipe Cargnin, de 29 anos, que fez o roteiro, e Elisa Baasch, de 28, que fez o design dos personagens. "Houve uma época em que as redes sociais foram invadidas por milhares de vídeos de gatos. Diante da soberania dos felinos, ficávamos imaginando o que fariam os cachorros, seus tradicionais inimigos. Será que eles não iriam criar os seus próprios vídeos?", conta Cargnin sobre como surgiu a ideia para o desenho animado.

"Quando fomos desenvolver os personagens e suas características, a série acabou tomando um rumo diferente, deixando de focar na feitura dos vídeos, uma abordagem um pouco restrita, para explorar as aventuras dos personagens principais diante das novas tecnologias e dos desafios de um mundo cada vez mais virtual", completa Baasch.

O cão Boris e o furão Rufus vivem aventuras relacionadas ao contato com a tecnologia (Foto: Belli Studio/Divulgação)

Parceria com produtora
Ambos os criadores são formados em design gráfico pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Cargnin conta que a ideia para a série surgiu no final de 2014. Houve a oportunidade de inscrever projetos em um evento que reúne autores e produtores. "Nessa época, convidei a Elisa para se associar ao projeto e, juntos, trabalhamos para desenvolver o material da série", relata Cargnin.

O projeto foi selecionado e os dois autores, então, firmaram uma parceria com o estúdio Belli, de Blumenau, no Vale do Itajaí. Cada desenho tem 11 minutos e foram feitos 26 episódios para a primeira temporada, que levou um ano e meio para ficar pronta.

O gato Leopoldo, o cão Boris e o furão Rufus em cena do desenho animado (Foto: Belli Studio/Divulgação)

Para quem também sonha em fazer uma série animada, os autores têm conselhos. "Pratique a sua arte. Escreva e desenhe muito!", diz a desenhista. "Conheça as suas limitações. Forme parcerias com aqueles que complementam suas habilidade", recomenda o roteirista.

Por Joana Caldas, do G1
Tube News