KPOP: POR TRÁS DA INDÚSTRIA DE ESTRELAS COREANAS - Tube News

@otubenews

01 janeiro 2018

KPOP: POR TRÁS DA INDÚSTRIA DE ESTRELAS COREANAS

O sucesso vem com um preço bem alto. Essa discussão voltou a ser levantada recentemente, quando Jonghyun, um membro do grupo coreano SHINee cometeu suicídio, aos 27 anos, no dia 18 de dezembro de 2017.
Jonghyun, da banda SHINee, morreu em 18/12/17




Tube News
Já ouviu falar das estrelas coreanas? Celebridades da Coreia do Sul têm feito cada vez mais sucesso internacionalmente, em especial, o grupo masculino BTS, que tem alcançado boa colocação nas mais ouvidas internacionalmente e arrancado suspiros em suas diversas apresentações ao redor do mundo. A sincronização impressionante de suas coreografias foi destaque inclusive em sua apresentação na famosa premiação American Music Awards, AMA, como pode ser visto no vídeo abaixo.


Contudo, esse sucesso vem com um preço bem alto. Essa discussão voltou a ser levantada recentemente, quando Jonghyun, um membro do grupo coreano SHINee cometeu suicídio, aos 27 anos, no dia 18 de dezembro deste ano. A banda estava no auge e o jovem havia lançado 2 álbuns solo recentemente. Muitos estão culpando o sistema da fama na Coreia do Sul.

Contrato de escravidão
Um dos maiores problemas da indústria do entretenimento no país é o fato das estrelas assinarem contratos basicamente entregando a própria vida. Eles duram entre 7 e 15 anos com um retorno financeiro baixíssimo e, nesse tempo, é necessário que a pessoa faça exatamente tudo o que a agência mandar. Além disso, esse tempo só passa a valer depois de a pessoa fazer sua estreia, após até uma década de treinamento - ou isso pode até nunca acontecer. Quando acontece, o salário não aumenta. Há atores, atrizes, cantores e cantoras famosos que são pobres e devem se contentar com o fato de que têm fama.


Espera-se que trabalhem doentes ou machucados

Eles acham que não é nada além de “profissional” você superar a dor e trabalhar quando tem algum machucado ou está doente. Por exemplo, um cantor do grupo BTS continuou a performance do palco mesmo após ter machucado a mão. Ela estava sangrando fortemente, mas ele não parou a apresentação ou pediu ajuda. Outra cantora, da banda f(x) torceu feio o tornozelo em uma apresentação, mas estava lá em todas as outras, dançando de gesso. Outro caso famoso é de uma cantora do grupo Stellar que fez a performance toda de colar cervical, dançando e cantando energeticamente, assegurando os fãs de que estava tudo bem.

Anti-fans podem querer te matar
Lá, não basta você não gostar de uma estrela e fazer comentários negativos on-line, existem grupos para efetivamente odiar essas pessoas. Já aconteceu petição com milhares de assinaturas para um cantor cometer suicídio. Além disso, casos de envenenamento também não são incomuns. Uma vez, um cantor recebeu uma bebida de uma pessoa que achava ser fã e começou a vomitar sangue.

Se os anti-fãs podem ser ruins...os fãs podem ser ainda piores

É esperado que estrelas coreanas sejam pessoas absolutamente perfeitas. Não apenas em suas performances, mas na vida. Se for provado que elas fizeram algo errado, os fãs piram. Além disso, é muito comum violarem a privacidade dos ídolos. Já aconteceram casos de pessoas grampearem as ligações de celebridades para ouvirem as ligações ou de invadirem a casa para tentarem beijá-las. Além desses, já houveram cartas de amor escritas com sangue de menstruação ou instalação de câmeras escondidas dentro das casas de certos famosos. Fãs também não aceitam que seus ídolos namorem qualquer pessoa e podem perseguir e ameaçar o casal caso não aprovem o relacionamento.

Cirurgia plástica
Os coreanos têm uma ideia diferente do que é beleza. Eles sabem medir as proporções da beleza no rosto e sabem quais traços acham bonitos. Mesmo que a pessoa não seja considerada bonita em outras partes do mundo, ela será se tiver esses traços acentuados no país. Não é apenas a famosa cirurgia da pálpebra dupla, mas também remodelação da mandíbula, rinoplastia, retirada de gordura do corpo ou remoção de costelas, por exemplo. Isso faz com que as estrelas se pareçam muito. Todas têm rostos pequenos, olhos grandes, queixo pontudo… mas, nenhuma pode admitir abertamente que fez cirurgia, isso é um tabu muito forte por lá.

Dietas malucas

É comum que uma estrela coreana esteja abaixo do peso. Normalmente, atrizes e cantoras que medem mais de 170 cm têm o peso abaixo de 50 kg. Elas são submetidas a dietas e checagens de peso constantes, procedimentos que estão dentro do contrato. Caso elas não sigam esse molde, elas podem ser punidas pelas agências.


Tube News