FILIPINAS AUMENTAM ALERTA PARA VULCÃO MAYON - Tube News

@otubenews

14 janeiro 2018

FILIPINAS AUMENTAM ALERTA PARA VULCÃO MAYON

Mais de 900 famílias foram retiradas de vilarejos próximos. Vulcão expeliu cinzas neste domingo.
Filipinas elevou neste domingo (14) o alerta no vulcão Mayon (Foto: Reuters/Raymund Mark Nayve)

Tube News
As Filipinas elevaram o alerta do vulcão Mayon para “nível 3” neste domingo (14) após detectarem um fluxo de lava e indicações de atividade que podem levar a erupções de magma.

Mais de 900 famílias foram retiradas de vilarejos perto do Mayon, uma atração turística devido a seu formato de cone quase perfeito, após uma “erupção causada por vapor” no sábado.

As autoridades alertaram as pessoas para que cubram o nariz e a boca com um pano úmido e limpo ou usem máscaras de proteção contra poeira se forem expostas às cinzas da erupção e disseram que aviões devem evitar voos próximos ao topo do vulcão.

Duas erupções “freáticas” similares ocorreram no vulcão, na província de Albay, neste domingo, liberando mais cinzas.

“A cratera no topo do Mayon está agora exibindo um brilho vivo que significa o crescimento de um novo domo de lava e o início de fluxos de lava em direção às encostas do sul”, disse o Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia (Phivolcs).

“O alerta nível 3 é o que consideramos crítico, 4 é quando a erupção é iminente e 5 é uma erupção em progresso”, explicou o chefe do Escritório de Gerenciamento de Redução de Riscos em Desastres da Província de Albay, Cedric Daep, em entrevista à rádio.

A erupção mais destrutiva do Mayon ocorreu em fevereiro de 1841, quando a lava soterrou uma cidade e matou 1.200 pessoas. Sua última erupção, em 2014, forçou a evacuação de milhares de pessoas.

Por Reuters