SC: ITAJAÍ VENCE FLORIANÓPLIS E É CAMPEÃO ESTADUAL SUB-17 - Tube News

@otubenews

02 dezembro 2017

SC: ITAJAÍ VENCE FLORIANÓPLIS E É CAMPEÃO ESTADUAL SUB-17

Itajaí vence Florianópolis na capital e é campeão Estadual sub-17

Basquete Inspira SC - Avaí x Itajaí Sub 17 Masculino (Foto: Adriano Krischke, FCB)


Tube News
Foi com emoção e fora de casa que Itajaí conquistou o título do Campeonato Estadual Sub-17 Masculino de basquete. No último sábado (16), a equipe venceu o Avaí por 60 a 50, jogando em Florianópolis e garantiu o troféu de campeão. O destaque da competição foi o ala Edgar Kuritza que fez 20 pontos na decisão e foi o maior pontuador da partida. A terceira colocação ficou com Jaraguá do Sul que venceu Joinville por 50 a 42. Já o cestinha da competição ficou com Jairo Machado, de Joinville.

Avaí e Itajaí chegaram à última rodada do quadrangular final com duas vitórias em dois jogos, o que fez do confronto uma final, pois o vencedor levaria o título. Por isso, a torcida compareceu com maioria dos donos da casa e boa presença também dos visitantes. Dentro de quadra, a primeira etapa do jogo foi disputada, com forte marcação e erros das duas equipes. Porém o jogo foi definido no terceiro quarto, quando Itajaí abriu 15 pontos de vantagem e depois administrou o placar até o fim da partida.

Exausto após o jogo, o ala Edgar Kuritza frisou a participação da família e da equipe nas atuações que renderam a ele o troféu de destaque do campeonato.

- Cansa, mas é um cansaço que vale a pena e eu não posso deixar de agradecer a todo mundo que me acompanha, família, namorada e, principalmente, o time. Todos somos destaques, todos somos campeões e agora somos os melhores do estado.

Esse foi o terceiro título do basquete de Itajaí nas últimas três semanas. Antes deste sábado, as jogadoras do sub-19 conquistaram os troféus do Catarinense e do Sul Brasileiro. O técnico do sub-17 masculino, João Vilella, destacou como os resultados são importantes para o projeto desenvolvido no município.

- Legal porque é resultado de um trabalho nosso e de todos os parceiros de Itajaí que não medem esforços para estarmos aqui. Vencemos uma equipe boa, forte, que jogou em casa e conta com um bom trabalho do técnico Kenyo Nunes. Agora vamos comemorar e continuar o trabalho com outras categorias que estão disputando suas competições.

Basquete Inspira SC - Avaí x Itajaí Sub 17 Masculino (Foto: Adriano Krischke, FCB)

Início tenso e definição no terceiro quarto

Dentro de quadra, o clima de decisão deixou o inicio de jogo nervoso, com erros das duas partes no ataque, forte marcação na defesa e muita luta por cada bola. O resultado foi um placar baixo ao fim do segundo quarto que terminou 24 a 21 para Itajaí. Já na volta do intervalo, Itajaí abriu 13 pontos logo nos primeiros minutos e administrou a vantagem no último quarto, ficando com o título.

Depois da premiação, já com o troféu de campeão em mãos, o capitão da equipe, Bruno Pinto, falou sobre sua participação decisiva no segundo tempo com 14 pontos após passar a primeira etapa em branco.

- Eu comecei meio nervoso, mas conversei com o técnico e com meu pai que estava na arquibancada, depois consegui me soltar no jogo, sair da marcação e pude ajudar a equipe no segundo tempo. É a melhor sensação do mundo ser campeão.

A cerimônia de premiação foi conduzida pelo presidente da Federação Catarinense de Basketball (FCB), Oscar Archer. Ele falou sobre sucesso do Estadual Sub-17, a competição mais longa do ano, disputada desde abril e contando com 15 times.

- O campeonato sempre foi um dos mais disputados, com nível forte e isso tudo é fruto do trabalho de base que vem desde os 12 anos. A gente consegue ver o resultado na força da nossa seleção catarinense sub-17, tanto que nunca saímos da primeira divisão nacional. Então fico feliz, com sensação de dever cumprido nesse que foi o sexto campeonato concluído no mês de setembro.

Confira os ganhadores

Basquete Inspira SC - 1º Lugar Sub 17 Masculino - Colégio Salesiano Itajaí (Foto: Adriano Krischke, FCB)


Basquete Inspira SC - 2º Lugar Sub 17 Masculino - ADIEE (Foto: Adriano Krischke, FCB )


Basquete Inspira SC - 3º Lugar Sub 17 Masculino - AJAB (Foto: Adriano Krischke, FCB )

Por Federação Catarinense de Basketball