NA COSTA RICA, RIO AZUL-TURQUESA CRIA INCRÍVEL ILUSÃO DE ÓTICA NATURAL - Tube News

@otubenews

04 dezembro 2017

NA COSTA RICA, RIO AZUL-TURQUESA CRIA INCRÍVEL ILUSÃO DE ÓTICA NATURAL

Cristalino até certo ponto, o rio adquire o tom azulado em um ponto específico chamado Teñideros, na confluência de dois outros rios: o Buena Vista e o Roble.



Tube News
Localizado em um parque nacional na Costa Rica, na América Central, não é à toa que o rio Celeste leva esse nome: o azul vívido das suas águas o torna um dos mais belos cursos-d’água de todo o continente. E, ao olhar imagens do local, não é difícil imaginar a razão de ele despertar tanto fascínio.

Cristalino até certo ponto, o rio adquire o tom azulado em um ponto específico chamado Teñideros, na confluência de dois outros rios: o Buena Vista e o Roble. Após isso, ele serpenteia ao longo de 14 quilômetros por entre as densas e intocadas matas tropicais do país.

Por muito tempo, se acreditou que a sua cor incomum fosse provocada por compostos químicos, como cobre e até mesmo enxofre. Porém, após anos de especulações infundadas, uma equipe de cientistas da Universidade Nacional e Universidade da Costa Rica, em 2013, finalmente conseguiu desvendar o mistério por trás do azul intenso de suas águas.

De acordo com os especialistas costarriquenhos, tudo não passava de uma grande ilusão de ótica provocada pelas reações químicas decorrentes da mistura de gases sulfúricos com carbonato de cálcio — substâncias liberadas pelo vulcão Tenório, situado nas redondezas. Além de enganarem os olhos humanos, essas reações liberam um intenso odor, que pode ser percebido pelos turistas que vão até lá.

Com informações do The Costa Rica News
Tube News