TEORIA DA CONSPIRAÇÃO QUE NEGA IDA DO HOMEM À LUA GERA CONFUSÃO NA INTERNET - Tube News

@otubenews

21 novembro 2017

TEORIA DA CONSPIRAÇÃO QUE NEGA IDA DO HOMEM À LUA GERA CONFUSÃO NA INTERNET

Um vídeo postado por um usuário do YouTube chamado Streetcap1 na semana passada reacendeu a discussão.

(Foto meramente ilustraiva)

Tube News
Se você h fã de teorias da conspiração, então sabe que não é de hoje que existe umamturminha que contesta a ida do homem à Lua, alegando que a NASA jamais conseguiu enviar astronauta nenhum até o satélite e que as imagens que circularam pelo mundo das viagens espaciais não passaram de montagens. Ao decorrer dos anos essa conversa ressurge pela internet e, segundo Rae Paoletta, do site Inverse, um vídeo postado por um usuário do YouTube chamado Streetcap1 na semana passada reacendeu a discussão.

Evidências

No tal vídeo — que já conta com mais de 1,5 milhão de visualizações —, o cara diz ter encontrado provas de que o pouso da Apollo 17 jamais aconteceu. Caso você não se recorde, essa foi a sexta e última missão do programa à Lua e aconteceu em dezembro de 1972. A viagem transcorreu a bordo do foguete Saturno V AS-512, e contou com os astronautas Eugene Cernan, Harrison Schmitt e Ronald Evans como tripulação.

Tripulação da Apollo 17 (Wikimedia Commons/NASA/Domínio Público)


Só que, segundo Streetcap1, ele encontrou evidencias de que o pouso foi totalmente encenado. A explicação do cara se baseia em uma foto clicada durante a missão na qual, de acordo com ele, é possível ver o reflexo de um assistente de câmera na viseira de um dos astronautas. Confira a imagem em questão a seguir:

(YouTube/Streepcap1)


Conforme afirma Streetcap1, o reflexo não mostra astronauta coisa nenhuma, uma vez que é possível ver que a pessoa nem sequer está usando o característico macacão e capacete de proteção. O sujeito inclusive descreve a aparência do suposto assistente — um cara típico dos anos 70, com cabelos compridos e usando uma espécie de colete — e menciona que as fotos da missão já foram motivo de controvérsia em 2009. 

E por que essas alegações estão gerando confusão?

O problema começou depois de o pessoal da Fox News, um popular portal de notícias dos EUA, compartilhar a história no Twitter. No post, o canal compartilha um link para uma matéria sobre o assunto e convida seus seguidores a julgarem por si mesmos se a Apollo 17 realmente foi até a Lua — ou se Streetcap1 tem razão e tudo não passou de encenação. Pois se a Fox tinha como intenção chamar a atenção, conseguiu! Mas de forma bem negativa.


Se você olhar com atenção para a imagem, dá para ver claramente que o reflexo não mostra nenhum hippie dos anos 70, mas sim um homem vestido com roupas de astronauta.

O astronauta que serviu de “espelho” é Eugene Cerna, comandante da missão, enquanto quem aparece no reflexo da viseira é Harrison “Jack” Schmitt, piloto — e geólogo — da Apollo 17. Com relação às críticas à Fox News, a galera está dizendo que, com a divulgação da teoria da conspiração defendida por Streetcap1, o portal estaria promovendo a foto como “prova” de que a última viagem do homem à Lua seria uma farsa.

A Fox até tentou minimizar a sua participação na divulgação da coisa toda, mas não deu muito certo. Streetcap1, por sua vez, adorou a atenção e inclusive compartilhou um link do portal na descrição de seu vídeo.

Com informações de Rae Paoletta, do site Inverse
Tube News