RELEMBRE O TERREMOTO E TSUNAMI DE 2004 NO OCEANO ÍNDICO - Tube News

@otubenews

13 novembro 2017

RELEMBRE O TERREMOTO E TSUNAMI DE 2004 NO OCEANO ÍNDICO

Terremoto de magnitude 9,1 atingiu a costa da província indonésia de Aceh. Ao menos 226 mil pessoas morreram.

Uma das ondas do tsunami atingindo a Indonésia, em 2004



Tube News
O sismo e tsunami do Oceano Índico de 2004 foi um terremoto/sismo submarino que ocorreu em 26 de dezembro de 2004, com epicentro na costa oeste de Sumatra, na Indonésia. O terremoto é conhecido pela comunidade científica como terremoto de Sumatra-Andaman.

O terremoto foi causado por uma subducção que desencadeou uma série de tsunamis devastadores ao longo das costas da maioria dos continentes banhados pelo Oceano Índico, o que causou a morte de mais de 230 mil pessoas em 14 países diferentes e inundou comunidades costeiras com ondas de até 30 metros de altura. Foi um dos mais mortais desastres naturais da história. Em número de vítimas, a Indonésia foi o país mais atingido, seguida por Sri Lanka, Índia e Tailândia.




Com uma magnitude de entre 9,1 e 9,3, foi o terceiro maior terremoto já registrado em um sismógrafo. Este sismo teve a maior duração de falha já observada, entre 8,3 e 10 minutos. Isso fez com que o planeta inteiro vibrasse em um centímetro e deu origem a outros terremotos em pontos muito distantes do epicentro, como o Alasca, nos Estados Unidos. Seu hipocentro foi a cerca de 30 km de profundidade e o epicentro situou-se entre Simeulue e Samatra.

A situação de muitos povos e países afetados em todo o mundo provocou uma resposta humanitária. Ao todo, a comunidade mundial doou mais de 14 bilhões de dólares em ajuda humanitária.


Primeira onda do Tsunami de 2004 atingindo a Indonésia


O número de vítimas, que era de aproximadamente 150 000, elevou-se para 220 000 quando o governo da Indonésia suspendeu as buscas a 70 000 desaparecidos e os incluiu no saldo de mortos no desastre.

Em 2009, a ONU recomendou aos países asiáticos mais propensos a catástrofes que reservassem 10 por cento das suas verbas de desenvolvimento para limitar o risco de desastres, especialmente tendo em conta o impacto das alterações climáticas.


O destaque em vermelho mostra as áreas costeiras que o tsunami de 2004 atingiu em 13 países


Os países mais afetados foram:

  • Indonésia, ilha de Samatra, estado de Banda Aceh.
  • Sri Lanka, com milhares de mortos e milhares de desalojados; por esse motivo o estado de emergência nacional foi declarado.
  • Índia, na Costa de Coromandel, sendo os Estados de Tamil Nadu, Andhra Pradesh e os arquipélagos Andamão e Nicobar onde algumas ilhas foram totalmente submersas.
  • Tailândia, especialmente as estâncias turísticas das Ilhas Phi Phi e Ilhas Phuket.
  • Malásia.
  • Ilhas Maldivas, onde dois terços da capital, Malé, foram inundados pelo tsunami.
  • Bangladesh.

Veja abaixo as vítimas divididas pelos países



Com informações da Reuters, G1 e Wikipedia
Tube News