MONTE KALI: A MAIOR “PITADA” DE SAL DE TODO O MUNDO - Tube News

@otubenews

24 novembro 2017

MONTE KALI: A MAIOR “PITADA” DE SAL DE TODO O MUNDO

O Monte começou a crescer vertiginosamente a partir de 1973, através do descarte do cloreto de sódio pela empresa K+S.

Montanha artificial já tem mais de 200 metros de altura. (Foto: Amuzing Planet)

Tube News
Em 1903, a mineradora Wintershall começou a extrair derivados de potássio de uma região perto da cidade de Heringer, a 715 km de Berlim, na Alemanha. Atualmente, ela é a maior mina desse tipo em todo o mundo e deu origem a uma montanha de sal com mais de 200 metros de altura!

O Monte Kali, também chamado de Kalimanjaro (uma referência à palavra alemã “Kalisalz”, que significa “potassa”, e ao monte Kilimanjaro, o mais alta do continente africano), ocupa uma área de mais de 90 hectares e possui cerca de 200 milhões de toneladas de sal. Ele começou a crescer vertiginosamente a partir de 1973, através do descarte do cloreto de sódio pela empresa K+S.


A montanha artificial recebe cerca de 10 mil turistas por ano, mas causa prejuízo no solo da região: o excesso de sal penetra na terra e a deixa improdutiva. Hoje em dia, apenas algumas plantas resistentes ao sal conseguem sobreviver por lá. Até mesmo os rios e lençóis freáticos foram contaminados pelo descarte do cloreto de sódio.

O cloreto de sódio é um dos resíduos da extração de potássio na região. A K+S tem licença para operar até 2030, então a grande montanha (e outras menores na vizinhança) deve aumentar ainda mais. Apesar disso, um monte de gente visita o Monte Kali para escalar suas encostas íngremes.

Veja mais fotos abaixo desta montanha artificial salgada:















Com informações do Daily Mail e Amuzing Planet
Tube News