SC: RECUO DO MAR EM FLORIANÓPOLIS - Tube News

@otubenews

04 setembro 2017

SC: RECUO DO MAR EM FLORIANÓPOLIS

Maré baixa mudou paisagens, como no bairro Abraão, neste domingo (3).

Barcos ficaram na areia na Praia do Abraão (Foto: Margarida Santi/NSC TV)

Tube News
O recuo do mar voltou a ser visto no litoral catarinense neste domingo (3). Em Florianópolis, barcos que antes estavam na água apareceram em uma área seca na praia do Abraão, na região continental.

O que faz a água subir e baixar todo dia é a atração gravitacional que os astros, especialmente o sol e a lua, exercem sobre os oceanos do planeta. Esse fenômeno é conhecido como maré astronômica, que em agosto teve seu ponto máximo em Santa Catarina. O forte recuo do mar, que ocorreu no mês passado e agora, está relacionado a outro fenômeno.

Destroços do navio Guarará puderam ser vistos na praia do Pântano do Sul (Foto: Reprodução/NSC TV)

"O que explica esse recuo acentuado é o que a gente chama de maré meteorológica. É a ação do vento sobre a superfície do mar, que retira toda essa água da costa e leva para a região oceânica. São ventos intensos de quadrante nordeste soprando por uma longa extensão do mar. Esse vento gera uma corrente sobre a superfície do mar e essa corrente, em função do movimento de rotação da Terra, retira toda a água para fora na direção oceânica. É por isso que a gente percebe nas praias redução mais acentuada do nível do mar", explicou o oceanógrafo da Epagri Carlos Eduardo de Araujo, sobre os recuos registrados em agosto.

O recuo do mar por conta da maré baixa provocou cenas inusitadas no mês passado em Florianópolis. Os destroços do navio Guarará, que afundou há 63 anos, ficaram à mostra. A embarcação está a mais de 100 metros da areia da praia do Pântano do Sul, no Sul da Ilha.

Tube News
Postar um comentário