UNICAMP: CURSO DE HISTÓRIA PARA IDOSOS TERÁ HARRY POTTER COMO TEMA - Tube News

@otubenews

21 julho 2017

UNICAMP: CURSO DE HISTÓRIA PARA IDOSOS TERÁ HARRY POTTER COMO TEMA

Obra literária da escritora britânica J. K. Rowling é destaque em oficina do programa UniversIDADE, gratuito e aberto a pessoas com mais de 50 anos.

Harry Potter e o Prisioneiro de Askaban (Foto: Warner Bros./Divulgação)

Tube News
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) oferece, a partir de agosto, um curso de história cujo tema é o clássico literário Harry Potter, da escritora britânica J. K. Rowling. A oficina faz parte do programa UniversIDADE, que desenvolve atividades de extensão gratuita para o público acima dos 50 anos.

Instrutor da oficina, Victor Henrique da Silva Menezes, de 25 anos, conta que foram alunos do curso que ministrou no primeiro semestre deste ano os responsáveis pela incursão no universo de Harry Potter.

"Dei aulas sobre a Roma antiga no cinema, comentando referências históricas nas produções, e alguma vezes usei o Harry Potter como exemplo, para falar da influência na literatura. Para minha surpresa, boa parte da sala conhecia a história e eles sugeriram a obra como tema."

Aluno do curso de mestrado em história no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, Menezes é fã da série, e acompanha os livros desde os 11 anos de idade. Apesar disso, apronfundou-se nas pesquisas para preparar 17 aulas sobre o tema.

"O Harry Potter é como um fio condutor do curso. Vamos partir da obra, discutir os livros e a história, mas também questões que aparecem ali. Estou desde maio preparando o curso. Tenho lido bastante sobre história contemporânea, da Inglaterra e Europa, livros sobre cultura inglesa. Vamos ler o livro tentando entender o nosso mundo contemporâneo", explica Menezes.

Para todas as idades

O instrutor lembra que um dos maiores erros de quem não conhece a obra de J. K. Rowling é imaginá-la como literatura infantil. "Há uma ideia de que é um livro para crianças, e não é. Temas importantes são abordados, como o papel da mulher, sexualidade."

A força dos personagens também é destaque na oficina, que conta com alunos da chamada "melhor idade".

"A história não é só do Harry, mas sim um momento que todos os personagens vivem. Todos tem sua importância, assim como os alunos. Serve como uma reflexão, para saberem que eles também são protagonistas de suas histórias", defende Menezes.

Sem preconceito

Trabalhar com questões de gênero e sexualidade com um público acima dos 50 anos deixou o instrutor um pouco receoso, mas a reação dos alunos ajudou a quebrar paradigmas e serviu de lição para Menezes.

Para o historiador, a abertura encontrada com o grupo de alunos, com idades entre 51 e 85 anos, serviu para mostrar que o preconceito não tem relação com as visões de diferentes gerações.

"Fiquei um pouco com medo de como seria a reação, e logo na primeira aula do outro curso eles falaram tranquilamente sobre sexualidade, gênero. Às vezes, achamos que determinado público não terá interesse em debater determinado tema. Numa sala de aula, tudo pode ser falado. Esse curso demonstrou bastante isso."

Entre os temas que Harry Potter levará às salas do UniversIDADE é a homosexualidade. "Nos últimos livros da J. K. Rowling, havia indício que o personagem Dumbledore seria gay. A autora confirmou isso depois. O bacana que isso não precisa ser um rótulo. Ele é importante na história, é o tutor do Harry Potter, e o fato de ser gay não muda nada na história", comenta.

Entre os personagens de Harry Potter, também haverá destaque para a força da mulher. "É uma característica da autora criar personagens muito fortes, protagonistas", destaca o instrutor.

Programa UniversIDADE atende público acima dos 50 anos (Foto: Unicamp)


Inscrições
O programa UniversIDADE, mantido pela reitoria da Unicamp, oferece cursos de extensão em quatro diferentes áreas para o público que tem acima de 50 anos. "O programa tem um caráter social e é aberto a toda a comunidade da universidade e moradores de Campinas e região", destaca Katia Stancato, coordenadora do UniversIDADE.

As oficinas estão separadas em quatros áreas: Arte e Cultura, Esportes e Lazer, Saúde física e mental, e Sociocultural e Geração de renda. As inscrições podem ser feitas no site do programa, e funcionarão em duas etapas:


Dias 24 e 25 de julho - Inscrições nas oficinas para os alunos inscritos no programa

Dias 26, 27 e 28 de julho - Inscrições de novos alunos


O curso "Harry Potter: História, Cultura e Relações de Gênero no Mundo Mágico de J. K. Rowling" começa no dia 15 de agosto e vai até 5 de dezembro, com aulas às terças, das 14h às 17h.

Tube News
Postar um comentário