PREFEITURA DE FLORIANÓPOLIS DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA APÓS RESSACA - Tube News

@otubenews

30 maio 2017

PREFEITURA DE FLORIANÓPOLIS DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA APÓS RESSACA

Ação visa agilizar recuperação de bens públicos atingidos nas orlas de Canasvieiras e Ingleses.

Praia de Canasvieiras foi atingida por ressaca (Foto: Reprodução/RBS TV)

A Prefeitura de Florianópolis decretou situação de emergência por causa da ressaca. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, o decreto assinado pelo prefeito Gean Loureiro na segunda-feira (29) vai ser publicado em Diário Oficial nesta terça-feira (30).

Desde a última segunda-feira, as praias de Canasvieras e Ingleses registram problemas com a ressaca, conforme Luiz Eduardo Machado, diretor da Defesa Civil Municipal de Florianópolis. Neste fim de semana, o mar voltou a afetar a praia dos Ingleses.

“As orlas de Canasvieiras e Ingleses são Área de Preservação Permanente (App) e o decreto acelera o licenciamento para que as ações de emergência possam ser feitas”, explica Machado.

Entre as ações a serem feitas pela prefeitura envolvendo “questões públicas” estão recuperação de iluminação pública, reconstrução de acessos públicos às praias, rampas e escadas, reconstrução de muros de contenção, além da limpeza da orla, que já começou a ser feita.

“Se não for removido o material, a areia cobre e aflora no verão, quando os banhistas estão na praia, o que pode causar acidentes”, explica Machado.

A expectativa é que toda recuperação e reconstruções públicas sejam concluídas para o próximo verão. “Tem que licitar material, poste, estrutura para o poste, fiação”, detalha o diretor da Defesa Civil municipal. O prejuízo ainda não foi calculado.

Praia de Jurerê é uma das que registra maré alta em Florianópolis (Foto: Fernando Burigo)


Reconstrução das áreas privadas
Como muitos muros particulares foram destruídos pelo mar, uma reunião nesta terça-feira deve tratar sobre o processo de licenciamento para recuperação desses danos em bens privados.

Conforme o diretor da Defesa Civil, sempre é necessário o licenciamento quando ocorre problemas em áreas de App. No caso das praias de Canasvieiras e Ingleses, há ações civis públicas por conta de muros construídos na orla.

A Defesa Civil Estadual não confirmou até a publicação desta notícia se já havia sido notificada sobre o decreto municipal.

Ainda segundo a Defesa Civil municipal, apenas Canasvieiras e Ingleses tiveram estragos pela ressaca. Outras praias de Florianópolis não registraram problemas, mas a maré também está cobrindo a faixa de areia.

De acordo com a Epagri/Ciram, nesta terça-feira as ondas de sul e sudeste devem ficar entre um metro e meio e dois metros.

Tube News
Postar um comentário