CUIDADO COM O SLENDERMAN - DOCUMENTÁRIO DA HBO ABORDA O PODER E O PERIGO DA INTERNET - Tube News

@otubenews

17 maio 2017

CUIDADO COM O SLENDERMAN - DOCUMENTÁRIO DA HBO ABORDA O PODER E O PERIGO DA INTERNET

Programa investiga tentativa de assassinato e fala sobre o imaginário coletivo e saúde mental

Representação do Slender Man (Foto: Arquivo/Tube News)

Há alguns anos um fenômeno tomou conta das discussões online, com diversos vídeos de reação, jogos e contos publicados diariamente sobre uma criatura conhecida como Slenderman. Agora, a HBO tenta recontar sua criação e legado sangrento com o documentário original Cuidado com o Slenderman.

A investigação tem como ponto de partida uma tentativa de assassinato que aconteceu no interior dos Estados Unidos, em 2014. Duas garotas, supostamente ameaçadas pelo misterioso homem de pele branca, esfaquearam uma colega de sala 19 vezes e a deixaram sangrando para a morte no meio da mata. A menina sobreviveu, buscou a ajuda e, com isso, escancarou o culto ao redor personagem místico que vinha crescendo online.

Ao invés de focar apenas na história do monstro e todos os produtos que ele originou, a produção toma uma outra rota e coloca a lupa no verdadeiro problema por trás do crime: nossa relação com a internet. Com quase duas horas de duração, há tempo de sobra para discutir todas essas questões com o respeito e importância necessárias.

Originalmente criado como parte de um concurso de photoshop em 2009, o Slenderman encontrou seu lugar no imaginário popular. Por se tratar de uma espécie de "Bicho Papão" da nova geração, a existência da criatura foi sendo legitimada por inúmeros vídeos virais, depoimentos de supostas vítimas e montagens. A informação falsa era tão volumosa que em certo ponto já não era mais possível garantir que o monstro era apenas fruto da mente de uma pessoa. Afinal não é possível provar sua existência, mas o mesmo se aplica para o contrário. Isso deve significar algo, não?

É aqui que entra o problema. Por mais que o usuário comum entenda tudo como uma grande brincadeira, a internet é populada por todo tipo de gente. O passado vago do Slenderman abriu precedentes para que criassem histórias onde o monstro era vítima de bullying ou repressão, tornando-o em uma espécie de herói para os sofredores. É vendo o homem pálido como um ídolo e saída para os vários problemas cotidianos que a pessoa, passando por problemas emocionais ou sociais, torna-se mais sucinta a aceitar sua influência.

No fim das contas, é sobre isso que Cuidado com o Slenderman aborda: a importância da saúde mental. Seu posicionamento é imparcial, a produção não tenta apontar culpados e até faz um ótimo trabalho em conscientizar o público sobre problemas como isolamento e esquizofrenia.

A forma como trata a internet é digna de destaque, sem pintá-la como algo necessariamente ruim, mas sim potencialmente perigoso. Com casos de Baleia Azul e a proliferação das notícias falas sendo comentadas diariamente, o documentário chega com uma pontualidade e relevância impressionante.

Cuidado com o Slenderman está no ar pela HBO desde o dia 15 de maio de 2017.

Tube News Comportamento
Postar um comentário