TREMOR DE MAGNITUDE 7,1 É REGISTRADO NO MAR PERTO DA COSTA DO CHILE - Tube News

@otubenews

24 abril 2017

TREMOR DE MAGNITUDE 7,1 É REGISTRADO NO MAR PERTO DA COSTA DO CHILE

Autoridades chegaram a pedir evacuação de área costeira, mas depois cancelaram ordem por avaliar que não haveria tsunami.

Veículos são vistos em congestionamento após ordem de evacuação de costa por alerta de tsunami em Viña del Mar, no Chile, na segunda-feira (24) (Foto: Reuters/Rodrigo Garrido)

Tremor de magnitude 7,1 foi registrado nesta segunda-feira (24) pelo Serviço Geológico dos EUA (USGS), com epicentro no mar, próximo do litoral da zona central do Chile, às 18h38, hora de Brasília.

O serviço americano situa o ponto central do abalo sísmico a 35 km da cidade de Valparaíso, principal porto chileno. A informação inicial era de que a magnitude havia sido 6,7. Depois, o número foi atualizado para 7,1 pelo USGS.

O Escritório Nacional de Emergência chileno (Onemi, na sigla em espanhol) chegou a pedir a evacuação da zona costeira, mas depois avaliou que o abalo não reúne as características para a formação de tsunami, cancelando a ordem.

Apesar de ter sido sentido numa faixa de centenas de quilômetros do centro chileno, incluindo a capital Santiago, às 19h00, segundo informação do jornal local "El Mercurio", não havia notícia de danos materiais ou feridos.

O metrô de Valparaíso teve o serviço suspenso e há relatos de que pedras se soltaram de encostas e rolaram sobre a rodovia Los Libertadores, que percorre a área metropolitana de Santiago.

A emissora CNN publicou um vídeo que mostra como foi sentido o tremor em sua redação no Chile (ASSISTA).

O Facebook ativou o status de segurança para que seus usuários na região do terremoto avisem a amigos e parentes que estão bem.

Tube News Mundo
Postar um comentário